A Evolução Da Contabilidade E A Importância Das Atividades Pertinentes Ao Contador
Por: Gisele G Maier • 17/5/2023 • Trabalho acadêmico • 2.204 Palavras (9 Páginas) • 95 Visualizações
A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE E A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PERTINENTES AO CONTADOR
Andréa Malta
Fabricius Santos
Gisele Maier
Karoline Righi
Vanusa Jardim
Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi
Bacharel em Ciências Contábeis – Seminário da Prática
04/06/2014
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo apresentar as principais características e importância das atividades realizadas pelo profissional contábil, apresentando-o como uma ferramenta importantíssima para a sobrevivência das empresas demonstrando que a profissão contábil não se trata apenas da apuração de dados de uma empresa.
Podemos dizer que a contabilidade esta presente em nossas vidas a todo o momento, passando pelo nosso dia-a-dia e que muitas vezes não percebemos a sua presença.
À medida que as operações econômicas se tornam complexas, o seu controle se refina. (Andrea) e os contadores registram a história e colaboram no direcionamento da economia e finanças do mundo.
(ANDREA, SE NÃO ME FALHA A MEMORIA, O RESUMO DEVE TER 10 LINHAS, NÃO É?)
Palavras Chave: Contabilidade. Evolução. Importância.
1 INTRODUÇÃO
Podemos dizer que a contabilidade é uma das profissões mais antigas, pois ela se mostrou presente desde as antigas civilizações, quando o homem a usava para realizar suas necessidades e suas pequenas contabilizações, como contabilizar seus bens, bem como rebanhos, ferramentas de trabalho e etc...(Fabricius)
Sabemos que no inicio tudo era um pouco rudimentar, mas com o passar dos tempos a contabilidade foi evoluindo e adquirindo novas técnicas de controle até o contexto que encontramos hoje, mais isso não quer dizer que a contabilidade e seus profissionais estão parados no tempo, de forma alguma, eles vem a cada ano buscando novas formas e ferramentas para que possam ser apuradas as informações nas suas diversas formas, usufruindo de toda a tecnologia disponível no momento. (Fabricius)
A área contábil acumulou um grande crescimento nos últimos anos e com isso obrigando os seus profissionais a buscar novos aprimoramentos que os ajude a inserir-se em novos mercados. (Fabricius)
A contabilidade destina-se a fazer o registro sistemático das receitas e despesas, bem como os lucros e perdas de uma empresa durante determinado período. De forma quantitativa compreende a classificação e mensuração do valor monetário das transações inscritas nos registros das empresas. Interpreta os dados de ordem financeira quanto a seus efeitos sobre determinada empresa. (Gisele)
2 A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
A história da contabilidade é tão antiga quanto á própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos. (Andrea)
Durante o período medieval, os governos locais e a Igreja introduziram diversas inovações na contabilidade. Mas é somente na Itália que surge o termo Contabilitá. (Karol)
Sabemos que a historia da contabilidade é muito antiga, e esta ligada as necessidades sócias humanas de proteção de seus bens e suas riquezas. (Fabricius)
2.1 ORIGEM DA CONTABILIDADE
Teve sua origem no inicio das civilizações, com a contabilização de rebanhos e também a troca de mercadorias (escambo) nas aldeias dos fenícios, mais não eram somente eles que realizavam este tipo de atividade econômica, outros povoados também realizavam as trocas de bens e serviços. (Fabricius)
Há quem diga que a origem da contabilidade é tão antiga quanto á origem do homem, utilizada pelo homem pré- histórico.(vanusa)
Como o homem não sabia escrever há mais de 20.000 anos atrás, ele criou uma forma primitiva de inscrição através da artística, onde registrava seus feitos durante o dia. Ao caçar um animal ou colher frutos, ele os registrava em pinturas gravadas nas paredes; onde podemos concluir que dai nascia á necessidade de controle da entidade. (Vanusa)
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros. (Andrea/Karol)
A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. (Andrea)
Com a aparição das primeiras administrações particulares, surge a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada. (karol)
2.2 CONCEITO
Comprovadamente a contabilidade é a ciência, que além de realizar estudos, realiza o controle de todo os patrimônios econômicos, além disso, serve como informação importante para tomada de decisão dentro do contexto onde esta inserida. (Fabicius)
Conforme Iudícibus, Martins e Gelbcke (2006, p.48)
“A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e analises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação á entidade objeto de contabilização.”
vanusa
2.3 EVOLUÇÃO
A evolução da contabilidade ocorreu de acordo com as necessidades e tendências do mundo. (karol)
2.3.1 CONTABILIDADE NAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
No mundo antigo a contabilidade surge com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã, praticada pelo homem antigo, já tinha como objeto o patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos.
2.3.2 CONTABILIDADE NA ERA MEDIEVAL
No mundo medieval, período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando a indústria artesanal proliferou com o surgimento de novas técnicas no sistema de mineração e metalurgia; surgindo o livro caixa, que recebia registros de recebimentos e pagamentos em dinheiro, era utilizado de forma rudimentar o débito e o crédito.
2.3.3 CONTABILIDADE DA ERA MODERNA
A contabilidade do mundo moderno, período de 1494 até 1840, é considerada a fase da pré-ciência. Onde, para se estabelecer um controle das inúmeras riquezas, a contabilidade tornou-se uma necessidade. A introdução da técnica contábil nos negócios privados foi uma contribuição de comerciante italianos do sec. XII. Quando apareceu o método das Partidas Dobradas de Frei Luca Pacioli, publicado em 1494, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.
...