A Exploração do trabalho
Por: Mylena Prata • 3/7/2018 • Trabalho acadêmico • 457 Palavras (2 Páginas) • 125 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES
UNIT
GILMARA ANDRADE PRATA CORREIA
TRABALHO E SOCIABILIDADE
NOSSA SENHORA DO SOCORRO
2016
Trabalho e Sociabilidade
Modo de produção capitalista[pic 1]
Exploração do trabalho
O modo de produção capitalista é apenas na troca entre a relação de produção e força produtivas que se transformam em capital, somente por meio de trabalho essa relação é concretizada. A exploração do trabalho ocorre quando parte do trabalho é extraído do trabalhador sem renumeração correspondente (sobretrabalho). O modo de produção capitalista tem como Características: Trabalho assalariado; Propriedade privada dos meios de produção; Burguesia x Proletariado; Lucro.
Trabalho e Alienação[pic 2]
O trabalho aliena porque não se produz para satisfazer as necessidades pessoais, mas se trabalha para ganhar um mísero salário. Alienação se refre á diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprio. O trabalhador não tem vontade própria sobre o quê e como produzir. O que importa no mercado é a mercadoria que define as condições de vida e de trabalho do trabalhador.
Trabalho e Reprodução das Relações Sociais [pic 3]
O trabalho é uma atividade vital específica do homem, é através dele que o homem mediatiza e satisfaz suas necessidades. A reprodução das relações sociais na sociedade capitalista, é entendida como reprodução desta sociedade em seu movimento e em suas contradições: a reprodução de um modo de vida e de trabalho que envolve o cotidiano da vida social.
Reestruturação Produtiva e Crise do Trabalho
[pic 4][pic 5]
Restruturação produtiva – é uma resposta às novas demandas do capitalismo contemporâneo (crise do capital). A reestruturação produtiva se caracteriza por: Inovação tecnológica e Inovação Organizacional. E como reação do sistema capitalista surge à crise de um padrão de trabalho e a superprodução do capital, provocando profundas mudança no mundo do trabalho. A reestruturação produtiva veio com a chamada “Terceira revolução Industrial” que tem como paradigma o modelo Toyotista.
...