A História da Eletricidade BBC
Por: Barbareth 3110 • 3/4/2023 • Trabalho acadêmico • 614 Palavras (3 Páginas) • 58 Visualizações
Trabalho de Física – 3° ano CEJAN
1) De acordo com o documentário apresentado em sala de aula, A história da Eletricidade BBC. Faço uma resenha (mínimo de 10 linhas), que aborde os pontos históricos do processo de evolução da eletricidade e a sua importância para o avanço da nossa sociedade.
OBS: perguntas que podem auxiliar em sua resenha.
Qual o papel da eletricidade na nossa sociedade?
Como a evolução da eletricidade contribuiu para os avanços tecnológicos e os aparatos inventados a partir deste fenômeno (o radar por exemplo)?
Quais foram os cientistas que mais contribuíram para evolução da eletricidade?
2) Quem inventou o Radar? Explique detalhadamente o funcionamento do radar, que foi citado no documentário..
Foi o Christian Hulsmeyer aplicando as leis do eletromagnetismo de Maxwell e usando ondas eletromagnéticas descobertas por Hertz em um precursor do radar, o "Telemobiloskop".
Nas equações de Maxwell há o entendimento da eletricidade e do magnetismo como algo interligado e que podia ocorrer em ondas. Seus cálculos mostraram como esses campos poderiam ser perturbados assim como tocar a superfície da água com o dedo. Mudar a direção da corrente elétrica criaria uma ondulação ou onda através destes campos elétrico e magnético. Portanto, mudar constantemente a direção do fluxo da corrente, para a frente e para trás, como uma corrente alternada, produziria uma série de ondas, ondas que transportavam energia. Maxwell dizia que alterar as correntes elétricas emitiria grandes ondas de energia às suas cercanias, ondas que se propagariam ao infinito a menos que algo as absorvesse. E embora seu trabalho ainda fosse apenas uma teoria, inspirou um jovem físico alemão chamado Heinrich Hertz. Hertz decidiu dedicar-se a projetar uma experiência para provar que as ondas de Maxwell realmente existiam. No aparelho de Hertz o calor gera uma corrente alternada que corre por hastes de metal, com uma faísca que salta pelo espaço entre duas esferas.
Lodge, professor de física, notou que quando ele montava seu equipamento e enviava uma corrente alternada em torno dos fios, ele podia ver manchas brilhantes entre os fios, e com um pouco de artimanha, ele viu que as seções brilhantes formavam um padrão.
O brilho azul e faíscas elétricas ocorriam em seções distintas uniformemente espaçadas ao longo dos fios. Ele percebeu que eram os picos e depressões de uma onda, uma onda eletromagnética invisível. Então, Lodge provara que Maxwell estava certo. Finalmente, por acidente, Lodge criara as ondas eletromagnéticas de Maxwell ao redor dos fios. A grande questão fora respondida.
Hertz, enquanto carregava seu receptor por diferentes posições na sala, ele foi capaz de mapear a forma das ondas produzidas pelo seu aparelho. Ele tinha detectado as ondas de Maxwell viajando pelo espaço. A demonstração espetacular de Hertz das ondas eletromagnéticas, as chamadas ondas de rádio, embora ele não soubesse à época levaria a uma revolução nas comunicações no século seguinte.
A teoria de Maxwell mostrara como cargas elétricas poderiam criar um campo de força em torno delas. E que as ondas se espalhariam por esses campos como ondas num lago. E Hertz construiu um dispositivo que poderia realmente criar e detectar as ondas ao passarem pelo ar. Este aparelho gera uma corrente alternada e uma faísca através deste espaço, a corrente alternada envia uma onda eletromagnética, como Maxwell previra, que é captada pelo receptor. Ele dispara uma corrente elétrica muito fraca por estas duas antenas. Isso foi o que Hertz fizera.
A melhoria feita por Lodge foi acrescentar este tubo com limalha de ferro. A fraca corrente elétrica atravessa a limalha, forçando-a a se aglutinar. Quando isso ocorre, um segundo circuito elétrico fechado e dispara a campainha.
Se eu apertar o botão em uma extremidade. Ele dispara a campainha no receptor.
...