TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO NA PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL

Dissertações: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO NA PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A gestão na pratica do Assistente Social, tem sido de vital importância para a efetivação, asseguração e promoção de direitos, principalmente em tempos os quais a corrente neoliberal legitima o seu poder.

Isso pelo fato de que no Brasil, na década de 1990, o neoliberalismo fora impulsionado de uma forma a qual o Estado foi minimizado ao social e maximizado ao econômico. Essa desconfiguração ocasionou inúmeros prejuízos, que atormentam a sociedade brasileira até os dias atuais.

Uma gestão consistente, baseada e fundamentada nos princípios éticos do serviço social, é de extrema importância na pratica profissional do Assistente Social, pois a mesma proporciona uma maior acessibilidades de direitos os demandatários que recorrer aos serviços ora prestados. Porém essa realidade não é tão visível assim.

Essa produção textual, objetiva em sua essência apresentar a importância da gestão na prática profissional do Assistente Social, bem como a operacionalidade da práxis do respectivo profissional na gestão social.

DESENVOLVIMENTO

A gestão surge a partir das mudanças ocorridas no mundo do trabalho, na economia, na política e culturalmente, também podemos citar fatores como o intenso processo de globalização, o rápido desenvolvimento informacional, a precarização das relações de trabalho em meio ao aumento da pobreza e das desigualdades sociais.

Nos dizeres de Dowbor (1996) temos um “sistema que sabe produzir, mas não sabe distribuir” e por isso “se não houver investimento no ser humano, na sua formação, na sua saúde, na sua cultura, no seu lazer, na sua informação”, vamos acabar por ter uma sociedade de trabalhadores produtivos, mas que vivem insatisfeitos com suas condições de vida.

Ao fazer gestão o Serviço Social tem como objeto de trabalho a questão social que Iamamoto (2007, p. 27) assevera como:

“[...] apreendida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho se torna mais amplamente social, enquanto a apropriação de seus frutos mantém-se privada, monopolizada por uma parte da sociedade”.

Assim a questão social vai adquirindo novas expressões, novas configurações e isso requer do profissional maior atenção no trato com as demandas advindas do processosocial que torna-se cada vez mais contraditório.

A gestão social não é apenas mais uma inovação com novas tecnologias de gestão, mas sim uma gestão democrática que seja capaz de construir uma nova culturapolítica, organizacional e gerencial.

Esta nova forma de gestão envolve componente como a participação,liberdade, controle, composição de interesses, poder compartilhados, sujeitos autônomos, eficiência, eficácia e efetividade. Trata-se de uma gestão que combina o institucional com ocompromisso, criatividade, ética e iniciativa do gestor.

A gestão social requer do profissional o exercício da democracia, acesso aosdireitos sociais, quer para si e para seus usuários, um planejamento social, efetuando respostassustentáveis, com gerenciamento de ação pública, através de programas, projetos, serviços,gestão coletiva, objetivo claro, direção social e sujeitos com conhecimento de direitos.

Segundo Nogueira (p. 145) A gestão participativa busca modificar a articulação entre governantes e governados. O gestor governamental relaciona-se com o cidadão de modo não só “amigável”, mas também “interativo”, superando distâncias, atritos e unilateralidades. Sua função é “trazer” o cidadão para órbita do governo da comunidade, envolvê-lo nos assuntos governamentais.

Diante desta forma de gestão participativa, é possível observar que o cidadão como portador de direitos e deveres, deve estar inserido nos processos de decisão das políticas públicas a quem ele mesmo deve ser atendido.

Mas apesar de haver uma luta constante, e o empenho de muitos profissionais da área em defesa desta questão, é evidente encontrarmos na sociedade atual, a destruição dos direitos humanos e o crescente aumento da pobreza e desigualdade social.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com