A Importância Da Teoria Neoclássica Na Administração
Ensaios: A Importância Da Teoria Neoclássica Na Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jwallacegt • 19/1/2015 • 1.267 Palavras (6 Páginas) • 6.249 Visualizações
1. Introduzindo a Abordagem Clássica
A partir de 1950 o mundo das organizações ingressou em uma etapa de grandes mudanças e transformações, já havia acabado a Segunda Guerra Mundial, e o mundo passou a experimentar um notável surto de desenvolvimento industrial sem precedentes. E com o surgimento da televisão, do motor a jato e o crescimento nas telecomunicações, o mundo das organizações não seria mais o mesmo. Após tudo isso as repercussões sobre a teoria administrativa não demoraram a acontecer.
Através deste trabalho vamos demonstrar todas as possibilidades que a aplicação da Teoria Neoclássica da Administração pode nos oferecer, a busca por resultados e o pragmatismo exercido através da busca dos objetivos, afirmando a prática administrativa como uma técnica social essencial na atividade humana, e no ambiente dos negócios o meio pelo qual o administrador busca os resultados através das pessoas por ele gerenciadas.
Também abordaremos os princípios básicos da organização e suas diversas formas de se organizar, considerando o paradigma da centralização e descentralização, suas vantagens e desvantagens.
Todavia com os pontos negativos e as críticas existentes aos autores clássicos a Abordagem Clássica continua servindo de base para as demais teorias administrativas existentes até então. A Teoria Neoclássica da Administração é a evolução da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais.
Pretendemos que usufruam deste trabalho como uma leitura enriquecedora para seu entendimento sobre esta Teoria Neoclássica Administrativa e seus componentes.
2. Teoria Neoclássica da Administração
O surgimento do modelo Neoclássico surgiu em meados do ano de 1950, a fim de remodelar e atualizar os modelos clássicos e científicos já existentes conforme os estudos de Frederic Taylor e Fayol. Peter Drucker começou seu estudo sobre esta abordagem em 1935, com o livro “The End Of Economic Man”, enfatizando a necessidade de uma nova “roupagem” para os modelos pré definidos.
Com o crescimento gradativo e constante das corporações e das tecnologias no processo de produção, notou-se que as empresas tinham novos desafios a medida que obtiveram aumento da produção e novas contratações. O modelo clássico até então, era extremamente simples e delimitava as tarefas e responsabilidades de cada função.
Já, nesta nova teoria, instauram-se diversas linhas tanto em nível institucional (Diretoria) quanto a nível estratégico (Supervisão) e operacional (Operários), descentralizando em determinados departamentos ou centralizando o comando nas áreas de produção, com foco nos resultados.
A Teoria Neoclássica representa a Teoria Clássica colocada em uma nova roupagem e dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas
O ponto fundamental da Teoria Neoclássica é o que designa a Administração como uma técnica social básica. Isto leva à necessidade de o administrador conhecer, além dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, também os aspectos relacionados com a direção de pessoas dentro das organizações.
A Teoria Neoclássica surgiu com o crescimento orgânico das organizações. Uma das respostas que a nova teoria se incumbiu de resolver é a respeito do dilema da centralização versus descentralização. Boa parte do trabalho dos neoclássicos está voltada para fatores que levam à decisão de descentralização, bem como às vantagens e desvantagens que casa sistema proporciona.
A Teoria Neoclássica enfatiza algumas funções do administrador como o planejamento, a organização, a direção e o controle. No seu conjunto, essas funções administrativas formam o processo administrativo.
Os Fundamentos da Abordagem Neoclássica consistem em:
• A Administração é um processo operacional composto por funções como planejamento, organização, direção e controle;
• Fundamenta-se em princípios básicos pré-existentes e universais;
• Usa-se de princípios verdadeiros;
• A Abordagem Neoclássica Prima identificar as funções do administrador e posteriormente usufruir delas em sua prática administrativa;
3. Objetivos da Teoria Neoclássica da Administração
A Teoria Neoclássica da Administração tem os seguintes objetivos:
• Mostrar o Ecletismo da Teoria Neoclássica da Administração, sua preocupação com a prática administrativa e sua ênfase nos resultados, ou seja, ela utiliza práticas de outras teorias e tem sua ênfase mais para eficácia do que para eficiência;
• Afirmar a Administração como técnica social básica, por meio da qual o administrador alcança resultados por meio das pessoas com as quais trabalha com isso o administrador deve um bom relacionamento com seus colaboradores para conseguir obter seus resultados almejados.
• Definir as funções do Administrador que formam o processo administrativo;
• Definir os princípios básicos da administração;
• Considerar o dilema centralização versus descentralização, os fatores que afetam as decisões sobre descentralização, suas vantagens e desvantagens.
4. Aspectos Administrativos comuns às organizações
Todas as instituições são organizações que possuem concordâncias administrativas. Drucker indica que há três aspectos principais entre elas:
Quanto aos objetivos: As organizações são órgãos sociais, que em sua atividade fim acabam realizando uma tarefa social. Ou ela proporciona uma contribuição para
...