A Sociologia da Educação
Por: Ramiro Dias De Oliveira • 8/10/2022 • Trabalho acadêmico • 469 Palavras (2 Páginas) • 84 Visualizações
DURKHEIM
Sociologia da Educação
Ramiro D. Oliveira
Uma das principais ideias de Émile Durkheim tem como base a metodologia da indução (ou dedução), o que quer dizer que a visão sociológica precisa vir do indivíduo ao coletivo. Basicamente, para Durkheim, seria necessário observar todas as atitudes de uma pessoa para entender a sociedade. Durkheim não acreditava que a natureza humana vinha do interior do ser humano e sim do exterior, ou seja, a sociedade seria a causadora dessa tal natureza, influenciando fortemente o comportamento humano. Para ele, a sociedade é um agrupamento de individualidades que funcionam juntas e causam fenômenos diferentes daqueles que ocorrem na consciência de cada indivíduo.
Ensino público e laico
Durkheim não desenvolveu métodos pedagógicos, mas suas ideias ajudaram a compreender o significado social do trabalho do professor, tirando a educação escolar da perspectiva individualista, sempre limitada pelo psicologismo. Segundo Durkheim, o papel da ação educativa é formar um cidadão que tomará parte do espaço público, não somente o desenvolvimento individual do aluno". Nas palavras de Durkheim, "a educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto".
Portanto, Durkheim defendia que a sociedade molda o ser humano, sendo assim deve-se estudar o coletivo e não somente o individual. Ele dá como exemplo a nossa língua, e que ela consiste em um fato social, na medida em que nos é exposta, existindo independente da nossa vontade, em parte eu concordo com ele, acredito que muito do que nos tornamos, provem da sociedade, que querendo ou não, somos sim um produto do meio, mesmo que por vezes de modo inconsciente.
...