A Soldagem Na Ciências Sociais
Por: min_souza • 25/9/2020 • Projeto de pesquisa • 424 Palavras (2 Páginas) • 136 Visualizações
YASMIN SOUZA CORREIA N°16 M3C
SINTESE: MIG/MAG
Os processos mig/mag são semi-automáticos por fusão que utilizam o calor do arco elétrico formado entre um eletrodo metálico consumível e a poça,havendo neles um gás ou uma mistura que protege contra a contaminação da atmosfera.
As siglas MIG e MAG correspondem sucessivamente Metal Inerte Gás e Metal ativo Gás, que remetem-se ao gás de proteção utilizados por eles.Uma das principais diferenças entre eles é que a MAG é aplicada em metais ferrosos e a MIG em metais não ferrosos.
É usada na fabricação de componentes e estruturas de equipamentos de médio e grande porte,como pontes rolantes,vigas entre demais coisas.São muito versáteis em termos de aplicação,podendo ser usados em todas as posições nas mais variáveis ligas metálicas e espessuras de material.
Quando o arame consumível entra em contato com o metal de base, temos o fechamento do circuito e a circulação de corrente elétrica entre o pólo positivo e o negativo, os metais são aquecidos até a temperatura de fusão e o resultado é a chamada "poça de fusão" que efetua a fusão dos metais ali presentes. Parte desta poça de fusão é composta pelo arame consumível ou metal de adição, e parte é composta pelo resultado da fusão entre o arame e o metal de base, o que é chamado de diluição. Após o resfriamento desta poça de fusão temos a união entre estes metais.
A energia necessária para fundir o metal de base e o arame (metal de adição) é fornecida por uma fonte de energia de corrente contínua ou alternada, possibilitando a geração do arco elétrico. A tensão (volts) no arco (popularmente chamada de voltagem) é responsável pela fusão do arame e tem influência, juntamente com a corrente, nas características de transferência com que o metal é depositado através da coluna do arco. A corrente de solda (amperes), conhecida como amperagem, é ajustada através da velocidade de alimentação do arame, objetivando se estabelecer um arco estável frente a um determinado tipo de gás de proteção. Os processos MIG/MAG podem ser utilizados no modo semiautomático manual ou automático, via sistema de mecanização ou robôs. A adição do arame é feita de modo contínuo, manualmente ajustada, ou pode ser auto ajustável nos sistemas de soldagem com recursos avançados, também conhecidos como sistema sinérgico. Uma vez estabelecida a condição do arco desejável para a operação, ajusta-se basicamente variáveis externas, como velocidade da solda (deslocamento da tocha), distância do bico de contato da peça (conhecido como stickout), ângulo e sentido de avanço da tocha, entre outros fatores dependendo da aplicação.
...