A Universidade e a Sociedade
Por: Stefan Sander • 6/3/2016 • Relatório de pesquisa • 297 Palavras (2 Páginas) • 301 Visualizações
A Universidade e a Sociedade
A universidade, desde sua criação, sempre teve um papel significativo na disseminação do conhecimento. Universidades Públicas, desde antigamente são consideradas instituições socias, estruturadas de acordo com as normas e legislações, visando a expansão da ciência, pesquisa e extensão. Estas instituições eram responsáveis pela formação do conhecimento, sem sofrer grandes influencias de fatores externo e sempre ligados a idéia de democracia.
Nos dias de hoje as instituições de ensino superior buscam desenvolver a cultura e a economia, visando um futuro diferenciado. Devido às grandes mudanças na sociedade, a procura por conhecimento ganhou um papel de destaque, fazendo com que as universidades se envolvem mais nos processos socias, econômicos e culturais, tornando-se mais participativos nos assuntos ligados ao corpo social. Por serem diferenciadas e autônomas, as universidades, cada vez mais, são visadas como produtoras de força de trabalho pelo universo empresarial, que cada vez mais, exigem conhecimentos específicos sobre determinados assuntos ou campo de atuação.
Ao relacionar-se com a sociedade e com o mundo empresarial, as instituições necessitam manter o foco em seus objetivos iniciais, visando sempre a sua missão institucional, não deixando se influenciar somente pelos desejos da sociedade, mas ao mesmo tempo, tentar relacionar esses desejos aos princípios da universidade, pois ela deve ter o papel de renovar e liderar o sistema educativo.
Sabe-se que na atualidade, a sociedade é responsável pela demanda nas instituições universitária, e esta por sua vez, deve buscar uma adequação as condições atuais. Contudo, o ensino superior tem seu papel de destaque na sociedade, pois visa combater a pobreza, as diferenças sociais, fortalecendo o desenvolvimento.
Por fim, o ensino superior deve revigorar o desenvolvimento do sistema educacional, formando indivíduos elucidados, motivados e integrados, que tem como fonte de inspiração o amor a humanidade e guiados pela sabedoria.
...