A diversidade e o multiculturalismo da educação brasileira
Abstract: A diversidade e o multiculturalismo da educação brasileira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vcgg • 28/2/2015 • Abstract • 3.231 Palavras (13 Páginas) • 350 Visualizações
. 1 DESAFIO PROFISSIONAL CURSO: PEDAGOGIA 1ª SÉRIE DISCIPLINAS NORTEADORAS: Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade O Desafio Profissional é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo dirigido a distância. Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, você deverá seguir as instruções na elaboração do Desafio Profissional ao longo do bimestre, sob a orientação do Tutor, considerando as disciplinas norteadoras. A sua participação nesta proposta é essencial para o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.
2. 2 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Ao concluir os passos propostos neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir: Aplicar modos de ensinar diferentes linguagens: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, Língua Brasileira de Sinais, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano. Relacionar os conhecimentos relativos à área de atuação com as demais áreas do conhecimento. Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas. Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos. OBJETIVO DO DESAFIO Analisar a legislação que ampara o respeito às diversidades culturais e avaliar as implicações práticas do multiculturalismo na construção do Projeto Pedagógico Curricular das escolas. PRODUÇÃO ACADÊMICA Elaborar texto analítico da convergência entre as determinações legais relacionadas a valorização do multiculturalismo e as práticas instituídas comumente nas escolas.
3. 3 DESAFIO PROFISSIONAL A Escola Municipal Saber Conviver possui um Projeto Pedagógico Curricular que prima pelo respeito às diversidades e ao multiculturalismo. Prestes a promover uma homenagem aos familiares dos alunos a coordenação pedagógica e professores precisam desenvolvê-la de acordo com a proposta curricular da escola. Seu desafio é colaborar neste projeto com intuito de promover a diversidade e o multiculturalismo, tal como defendido pela esquipe escolar. A Escola Municipal Saber Conviver está prestes a completar um ano da sua inauguração. Uma das principais preocupações do diretor da escola, dos coordenadores pedagógicos, da equipe de professores e da Associação de Pais e Mestres foi construir um Projeto Pedagógico Curricular que estivesse de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Como todo Projeto Pedagógico Curricular o objetivo é que neste documento estejam presentes a cultura da escola, seus valores, crenças, significados e modos de agir tanto de alunos quanto de professores, pais e funcionários. Neste sentido desde que foi inaugurada toda a comunidade escolar buscou promover o multiculturalismo e reconheceu a importância de implementar projetos e ações pedagógicas que valorizem toda a diversidade presente na escola. Como toda escola, a diversidade na Escola Municipal Saber Conviver pode ser percebida em vários aspectos, seja de ordem étnica, religiosa, sexual e de gênero, de classe social, faixa etária, sotaques, cores, valores, crenças, comportamentos, enfim, ela reflete a sociedade que a compõe. O multiculturalismo e a diversidade são inerentes a sua composição como instituição de ensino, e a partir deste princípio o Projeto Pedagógico Curricular foi constituído. Uma vez que o respeito às diferenças faz parte das aulas, da gestão e organização da escola e permeia os discursos dos professores e gestores, chegou a hora de colocar em prática mais uma vez a valorização da diversidade e do multiculturalismo nas atividades extracurriculares organizadas pela escola.
4. 4 O diretor da escola organizou uma reunião com os professores e coordenação pedagógica para definir como serão as práticas pedagógicas e as festividades relacionadas ao Dia dos Pais. Nesta reunião, alguns professores relataram que nunca vivenciaram uma atividade que valorizasse a diversidade em festividades como esta, e que a iniciativa além de pioneira certamente contribui para a disseminação do respeito e da fraternidade entre todos. A coordenação pedagógica entende que o grande desafio da escola na organização das atividades está relacionado ao compromisso em assegurar o respeito a diversidade e as distintas culturas presentes na escola tal como observa o Projeto Pedagógico Curricular. O diretor da escola fez questão de enfatizar que a diversidade está presente no corpo de professores e colaboradores que possuem religião, orientação sexual, cor, idade, crenças, formação e valores distintos. Lembrou ainda que entre os alunos estas diversidades são ainda mais acentuadas principalmente quando se consideram os valores, as crenças e a estrutura familiar. A equipe de professores entende que a comemoração organizada pela escola tem um sentido mais amplo, de promoção da dignidade humana e dos valores de respeito, tolerância e dignidade humana. Como parte da organização foram programadas esquetes, músicas, exposição fotográfica e de trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Organizar práticas pedagógicas que estejam em sintonia com o Projeto Pedagógico Curricular da Escola Municipal Saber Conviver e planejar uma festividade que considere a diversidade familiar dos alunos será o grande desafios dos professores e coordenação pedagógica. A partir deste momento este será o seu desafio também, promover a diversidade e o multiculturalismo.
5. 5 Passo 01 Imagine que você faz parte da coordenação pedagógica da Escola Municipal Saber Conviver
...