A existência hoje da escravidão de forma velada
Abstract: A existência hoje da escravidão de forma velada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kaah1501ferna • 10/12/2013 • Abstract • 262 Palavras (2 Páginas) • 195 Visualizações
1- No período colonial e imperial a escravidão era "escancarada". A pessoa era escrava e ponto. Seus senhores tinham autonomia para vendê-las ou mesmo para tratá-las da forma que achassem necessário. Hoje, a escravidão existe de forma velada; de forma a comprometer não somente o estado físico de cada um, mas principalmente seu estado psíquico, sua saúde mental.
2- a exploração do trabalho escravo persiste pela aceitação das pessoas em serem escravas. Vivemos em um mundo livre onde trabalhamos onde bem entender.
acho que os empresários e fazendeiros se aproveitam da falta de inteligencia dessas pessoas.
São uma das causas da exploração do trabalho a falta de valorização do trabalhador, a falta de fiscalização, o poder do patrão sobre o empregado. Os empresários e fazendeiros não veem como uma visão colonial, apenas encontram a melhor forma de abaixar os custos e aumentar os lucros, característica do conceito moderno de capitalismo.
3- nesses locais de trabalho, na zona rural especificamente, não existe oferta de emprego. É pegar ou largar e os donos dessses canaviais sabiam disso. Portanto, as pessoas que aceitavam na obra uma longa jornada de trabalho, aceitavam pq preecisam se alimentar. O mísero salário é fruto da exploração do trabalho feito pelos donos da terra. os quais nunca possuíram amor ao próximo, apenas pensam em si. Acredito que essa situação nunca vá mudar.
6- Sempre foi marginalizado. Hoje em dia as plantações são mecanizadas (SP), mas quem trabalha ainda é mal pago. Está relacionado através do açúcar que consumimos. Se não houvessem cortadores de cana, não teríamos açúcar, portanto eles devem ser respeitados como profissionais de qualquer outra profissão
...