A importância da família para o bom desenvolvimento de um filho adolescente
Artigo: A importância da família para o bom desenvolvimento de um filho adolescente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jujubinha15 • 4/1/2015 • Artigo • 925 Palavras (4 Páginas) • 332 Visualizações
s
PROJETO DE AÇÃO
PROJETO DE AÇÃO
3
1. APRESENTACAO
‘‘ A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes a pessoa humana (...) assegurando-se lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. ’’ (LONDRINA, p.01)
‘‘Ter por foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária.’’ (LONDRINA, p.01)
Atualmente a Instituicao atende 60 crianças – adolescentes no contra turno escolar, sendo 30 cada turno, oferecendo atendimentos nas áreas: social, educacional, nutricional e espiritual, com a finalidade de ajudar no processo de desenvolvimento das crianças e adolescentes atendidos pela Instituição. As atividades são desenvolvidas em horário parcial, de acordo com a necessidade dos educandos, possibilitando seu desenvolvimento integral através de diversas atividades que potencializem a sensibilidade, autoestima, atitudes críticas e conscientes, proporcionando o acesso à cidadania através de propostas culturais e de laser, solução de problemas, capacidade de decisão, interação social, valores éticos sociais, entre outros, visando à formação plena do cidadão.
Torna-se um recurso para as famílias que tem dificuldades de encontrar um local seguro e adequado, que atenda as necessidades básicas de seus filhos, agindo na forma preventiva já que esses estarão sendo retirados das ruas e sendo afastados dos perigos cotidianos encontrados neste bairro como a marginalidade, violência e drogas, oportunizando e fortalecendo questões essenciais como a proteção, segurança e principalmente a socialização dessas crianças, adolescente e suas famílias.
Este projeto tem intuito de aproximar e fortificar os laços entre eles potencializando a importância da família para o bom desenvolvimento da criança – adolescente. Por se tratar de um serviço de convivência sócio-educativa, voltado para uma população vulnerabilizada pela baixa condição econômica, encontrando-se em situação de risco social, o Pequeninos compreende ações que desenvolve atividades através de diferentes oficinas chamadas de permanentes e variáveis,
4
buscando avançar em direção ao cumprimento da missão institucional e primando por um trabalho de qualidade social, além de planejar o cuidado realizado por meio do acolhimento e estabelecimento de vínculo com as crianças e pré-adolescentes e suas respectivas famílias, seguindo as leis do estatuto da criança e adolescente (ECA).
5
2. JUSTIFICATIVA A atuação da Assistente Social faz-se desenvolvendo um trabalho que possa responder pelo acesso dos segmentos da população usuária aos serviços e benefícios que a Instituição disponibiliza, atua conforme os princípios éticos e políticos da profissão.
A Instituição desponta com um papel extremamente importante para essa população de alta vulnerabilidade e risco social elevado, oportunizando e fortificando as questões que englobam a proteção, a segurança, socialização e o desenvolvimento integral da criança, adolescente e suas famílias, com o objetivo do desenvolvimento humano social, através de um processo continuo e interativo. Cabe ressaltar a importância da função psicossocial da família em relação a seus membros como as necessidades físicas, que se constitui em abrigo, segurança e alimentação, assim como as necessidades de natureza social, na qual se refere ao desenvolvimento emocional e cognitivo da criança, e que através deste constitui-se a identidade, subjetividade, sentimento de amparo e proteção.
Diante disto, a proposta de intervenção deste projeto de ação consiste no fortalecimento dos vínculos entre a criança-adolescente e sua família, mantendo o foco na importância da família na vida cotidiana delas, visando resgatar, consolidar, fortificar e revigorar a união entre ambos com a finalidade de melhorar a estrutura familiar e consequentemente suas relações afetivas.
O ambiente em que se vive diz respeito a todas
...