A tripologia moderna das formas de poder
Artigo: A tripologia moderna das formas de poder. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ale256 • 4/9/2014 • Artigo • 306 Palavras (2 Páginas) • 411 Visualizações
Política é um adjetivo derivado de polís (cidade, Estado), no ínicio o termo política era utilizado para desegnar o estudo de atividades na area humana , já na época moderna esse sentido que era dado a política mudou e se tornou “doutrina do Estado” , que nada mais é as atividades que tem como referência a pólis. Então a política é a atividade humana ligada ao poder pelo conjunto de meios que permite alcançar os efeitos desejados, um desses meios é o domínio sobre outro homem, domínio que está voltado para o interesse do governo.
A tripologia moderna das formas de poder : poder econômico, poder ideológico eo poder político. O poder econômico em geral é aquela pessoa que possui abundância de bens e que determina o comportamento daquele que se está em condição de miséria, prometendo em troca vantagens . Poder ideólogico são ideias formuladas por pessoa com certa autoridade para compartilhar com os associados os mesmos ideaís. Poder político é o poder coator. Esses trÊs poderos são fundamentais para manter uma sociedade de desiguais.
O poder político é caracterizado pela exclusividade do uso da força em relação aos grupos que atuam em um contexto social, é um processo que é desenvolvido em toda sociedade organizada. Para Marx e Engels em uma sociedade dividida em classes contrarias, a política tem a função de permitir a classe dominante de manter o seu domínio, para o monopólio ter eficácia , por isso que cada Estado é uma ditadura. A pretensão do monópolio é legítima coerção fisíca é com vistas ao comprimento da lei.
Os fins da política são a metas de um grupo organizado que se porpõe de acordo com as circunstâncias. O fim da política significa o fim daquela forma de organizar a sociedade pelo uso do poder coativo.
...