A ÉTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL
Por: 310889 • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.800 Palavras (20 Páginas) • 193 Visualizações
ÉTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL
Léa Rosales
Professora-Mônica Ogliori
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Serviço Social
(SES 0182)
26/06/2014
RESUMO
Neste trabalho tratamos sobre ética profissional do profissional do serviço social,assim como o projeto ético político da profissão,sua história, seus dias atuais e seus desafios para o futuro. Esse artigo aborda a ética no real sentido da palavra que investiga o agir humano estudo, o seu comportamento em sociedade, ações, hábitos e costumes que formam a consciência moral do bem ou do mal, certo ou errado. Esse estudo trás, também a trajetória da profissão bem como seu Código d e Ética e seus princípios e leis que norteiam a profissão do assistente social e alguns dos principais acontecimentos no serviço social.
Palavra -chave: Ética Profissional, Trabalho, Código de Ética.
1 INTRODUÇÂO
A palavra ética vem do grego ‘ethos’ e significa hábitos, costumes e se refere a morada de um povo ou sociedade.A palavra moral provém do latim ‘moralis’ e significa conduta,costume.É o caráter da pessoa e seus costumes,hábitos e virtudes que determinam a conduta social, a sua maneira de viver.Todo ser humano pode ser considerado um ser ético.
A ética está diretamente relacionada com nossos costumes e ações em sociedade e a consciência moral é determinada por um consenso coletivo e social, ou seja, o conjunto é que formula e compõe as normas de conduta que o regem.
Podemos considerar a ética como um modo de comportamento moral dos seres humanos sendo um espaço de reflexão sobre a vida cotidiana em sociedade, considerando os homens como seres livres,no qual estamos sempre em transformação e movimento.
Ser ético envolve integridade, honestidade em qualquer situação, coragem para assumir seus erros e decisões, tolerância, flexibilidade, humildade, posturas e procedimentos que não causem prejuízo ao meio social em que está inserido. É estar tranqüilo com a consciência pessoal, cumprindo com os valores no espaço em que vive, ou seja, onde mora, trabalha, estuda e convive socialmente.
...