ACISTENCIA DO CRAS
Por: muriloana • 25/4/2016 • Trabalho acadêmico • 495 Palavras (2 Páginas) • 125 Visualizações
stente Social). Torna-se que a Secretaria Municipal de Assistência Social amplie, estruture e qualifique-se na rede sócio-assistencial sob os moldes da nova Política Nacional.
Concretiza-se que os recursos financeiros e materiais disponíveis para o serviço social no departamento, são verbas obtidas através de Convenio e Parceiros com Recursos Públicos destinados ao município através de projetos e programas Estaduais, Municipais e Federais.
CONSIDERACOES FINAIS.
Finalizando o primeiro nível do estagio curricular, realizado no primeiro semestre do ano de 2012, estagio supervisionado II, realizando-se este no Departamento de Ação Social, onde tem sido uma experiência muito importantena trajetória da formação profissional na medida que suscitou novas duvidas e questionamentos para a questão do fazer profissional e do Ser Assistente Social.
Vale resaltar que o objetivo deste relatório é fazer um breve comentário sobre as experiências vividas e relatando um pouco do que vivi estagiando.
Recebe-se uma grande demanda de usuários no atendimento do Departamento de Ação Social, requisitando auxilio como inscrições pré cadastros nos programas, agendamento e encaminhamento oferecidos a seus usuários.
Autores como Neto e Fróes consideram que: “As ações de gestão interna de responsabilidade social interna compreendem os programas de contratação, seleção, treinamento e manutenção de pessoal pelas empresas em beneficio de seus empregados, bem como os demais programas de benefícios voltados para a participação nos resultados e atendimento aos dependentes”(NETO E FRÓES, 1999, p. 87).
As atividades realizadas foram bem diferentes daquelas realizadas no estagio I, já relatadas no respectivo diário de campo e relatório final do 6º termo do ano de 2011, pelo motivo de mudança de campo de estagio.
Os pontos importantes deste relatório foi realizado de acordo com o Diagnostico Social realizado agora neste semestre, relembrando que houve mudança de campo de estagio.
Realizando entrevista com os educadores do projeto, foi possível identificar que existe a realidade da falta de cursos profissionalizantes para um exercício qualificado erespeitoso para tais educadores.dentro desta proposta em que o projeto foi desenvolvido, se reconhece a necessidade da realização de cursos e esses educadores, e a realização de atendimento as pessoas, família e grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, decorrente da pobreza, viabilizando condições para o fortalecimento do vínculo familiar e comunitário e o desenvolvimento da autonomia e protagonismo enquanto cidadãos de direito.
REFERENCIAS
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5 edição. São Paulo: Cortez, 2001.
NOVAES, Regina Reyes. Os jovens de hoje: contextos, diferenças e trajetórias. ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de; EUGENIO, Fernanda (orgs.). In: Culturas jovens: novos mapas do afeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006
ÁVILA, Célia M. de(coord). Gestão de Projetos Sociais. 3 edição revisada. São Paulo: AAPCS – Associação de Apoio ao Programa Capacitação Solidária, 2001. Disponível em: http://stoa.usp.br/alex/files/2339/16979/gestaoProjSociais.pdf.
...