ATPS
Tese: ATPS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pgr_net08 • 3/4/2013 • Tese • 3.923 Palavras (16 Páginas) • 443 Visualizações
INTRODUÇÃO
As sociedades evolutivas repousam sobre uma diversificada base econômica que, acionada pelo trabalho humano se enquadrando numa serie de bens cuja destinação é o consumo.
Os variados elementos citados nesse trabalho visam uma apresentação gradativa do sistema econômico da região de Santa Catarina.
Nessa analise vamos verificar o comportamento do sistema econômico do Estado, como: índices sociais, atrações e nível de emprego.
Florianópolis destaca-se por ser a capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento humano (IDH), da ordem de 0,875, segundo relatório divulgado pela ONU em 2000.
Esse estudo tem como finalidade verificar o sistema econômico de um estado brasileiro.
O outro tópico do trabalho é fazer uma abordagem estritamente quantitativa sobre a inflação brasileira, definir os conceitos, as taxas e capital social básico do Brasil.
E focar os quatro institutos de pesquisa que medem a inflação brasileira e através dos índices verificarem o comportamento econômico do mercado.
Assim, para corrigir as perturbações provocadas por esses fatores dos setores internos e externos.
1.0 RAMO DE ATIVIDADE
Empresa em prestação de serviços de comunicação, publicidade e propaganda.
1.1 MERCADO CONSUMIDOR
Foco principal é empreendedores de micro, pequenas e grandes empresas, comércio em geral, empreendimentos sociais que têm necessidade de criar materiais de comunicação para divulgar suas marcas, produtos e serviços.
1.2 PESQUISA LIVRE SOBRE O RAMO DE NEGÓCIOS
A) Quanto se Compra e se Vende
Depende da quantidade de acesso, qualidade e interesse aos serviços prestados.
B) Comportamento do Consumidor
Público em geral, que buscam na internet assessorias com baixo custo, eficiência e rapidez.
C) Influência da Economia sobre o Ramo de Negócios Escolhido
1.3 INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO CONSUMIDOR
a) Os consumidores são em geral, pessoas que tem contato constante com sites de busca. São geralmente pessoas que não tem tempo para pesquisas, renda média, e que buscam serviços com qualidade e rapidez;
b) A Evolução do mercado neste tipo de serviço é muito clara com essa era Tecnológica;
c) Um dos motivos foi a acessibilidade a internet e redes sociais;
d) Esse tipo de serviço, hoje com a correria do dia a dia, a indisponibilidade de tempo para pesquisas de preço, é um serviço com rapidez e segurança, onde até as formas de pagamento são facilitadas como cartões de créditos ou boletos. (SEBRAE, 2012)
2.0 O DIMENSIONAMENTO DOS CUSTOS
Tomamos um exemplo bem simplificado de custos, utilizando como exemplo a produção de cartão de visita:
Matéria prima: 100 cartões personalizados, 1 caixa recepiente, e todos os outros necessários para a confecção do cartão, totalizando $ 33,00
Tempo de preparo no computador: 2 horas
Tempo de trabalho: 4 horas
Rendimento: 5 caixas
Pergunta-se: Qual é o custo desse produto?
Quando você vai a uma gráfica e faz um pedido de orçamento, o custo desse produto, para você, é o preço pago por ele. Entretanto, no nosso exemplo de confecção de cartão de visita, o seu custo corresponde apenas aos gastos com a compra dos ingredientes?
É evidente que não, pois para fazer o cartão de visita, além dos ingredientes, foram utilizados: computador, mesa, lápis, caneta, papel, água e energia elétrica.
Dessa forma, tanto os ingredientes utilizados como os demais elementos que concorreram para que o cartão de visita fosse feito tem CUSTO e precisam ser considerados.
Pelo que foi exposto até aqui, você pode concluir que o Custo de Fabricação ou Custo de Produção apresenta duas partes:
PARTE DIRETA: Composta pelos gastos de aquisição dos ingredientes utilizados integralmente na fabricação (tecnicamente conhecidos por Materiais Diretos = MD ou Matérias-Prima = MP) mais o custo das horas de trabalho (tecnicamente conhecidos por Mão-de-obra Direta = MOD). A soma desses gastos também é denominada CUSTO DIRETO, pois suas quantidades e seus valores são facilmente identificados em relação ao produto.
Portanto, no exemplo do cartão de visita, pode-se concluir que os MD = $ 33,00 (soma dos ingredientes: ) e a MOD = $ 4,00 (a gráfica ganha $ 1,00 por hora de trabalho, e trabalhou 4 horas para fazer o cartão de visita).
PARTE INDIRETA: Composta pelos gastos com outros elementos que concorreram indiretamente na fabricação do cartão, como: aluguel, IPTU, depreciação, gás e energia elétrica (tecnicamente conhecidos por Custos Indiretos de Fabricação = CIF).
Veja a seguir, com base no exemplo em questão, alguns critérios que podem ser usados como base para ratear o valor dos Custos Indiretos:
Aluguel/IPTU: critério (base) para rateio = horas de trabalho.
Considerando que se paga $ 240,00 por mês de aluguel (IPTU incluído), o valor a ser considerado como Custo Indireto de Fabricação (CIF) é obtido do cálculo:
$ 240,00 / 30 dias = $ 8,00 por dia $ 8,00 equivalente a 8 horas, assim para 4 horas = $ 4,00
Através da depreciação, considera-se como Custo do período uma parcela do valor gasto na aquisição dos bens duráveis, em razão do tempo de vida útil estimado para o referido bem. Suponha-se que o computador, a mesa e os demais utensílios utilizados correspondam à depreciação de $ 720,00 por ano, equivalendo à depreciação mensal de $ 60,00. Sabendo-se que foram gastos 4 horas para se fazer o cartão, o valor da depreciação proporcional ao número de horas gastas será de $ 1,00 (equivalente a meio dia de trabalho), representado
...