ATPS DE ADMINISTRAÇÃO
Monografias: ATPS DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jefersondalto • 24/4/2014 • 3.113 Palavras (13 Páginas) • 229 Visualizações
ANHAGUERA-UNIDERP
CURSO: CIÊNCIAS COMTÁBEIS – BACHARELADO
DICIPLINA: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
JANETE BATISTA DA CUNHA ALFAIA – RA: 397847
JEFERSON MATIAS DA SILVA – RA: 400013
MANOEL ANTONIO PASSOS TEIXEIRA – RA: 392710
NELIANE DE JESUS LIMA DA SILVA – RA: 398397
ATPS: TEORIAS DA ADMINISTRÇÃO
TUTOR: PROF. ME. OLNEY BRUNO DA SILVEIRA JUNIOR
MANAUS – AM
14/09/2012
INTRODUÇÃO
SURGIMENTO DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS
A administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. É a administração que faz as organizações serem capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos, as organizações transformam recursos em produtos e serviços, com o objetivo de resolver problemas dos seus usuários e das pessoas que as criaram.
O início das teorias da Administração como área do conhecimento foi marcado pela publicação dos resultados dos estudos de Taylor, no início do século XX, seguindo, a partir deste ponto, uma evolução crescente, necessariamente acompanhando a própria evolução social, afinal a organização é um elemento social que tem o objetivo de satisfazer as necessidades dos demais elementos existentes em cada sociedade.
A moderna teoria geral da administração que se estuda é formada por conceitos que surgiram e vêm se reciclando há muito tempo, desde que os administradores do passado enfrentaram problemas práticos e precisaram de técnicas para resolvê-los. Assim, a administração foi influenciada pelo paradigma positiva dominante, e adotou uma filosofia de concepção de um mundo puramente pragmático, e isso ainda persiste até hoje.
ACONTECIMENTOS SOCIAIS QUE OCASIONARAM O SURGIMENTO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO.
Na transição da Idade Média para o Renascimento, a riqueza e o poder passam da posse da terra para a do dinheiro e a auto suficiência passa para a cumulação de excedentes, fomentando o surgimento do Capitalismo Industrial é a inserção das máquinas aplicadas à produção de bens que, aliada à concentração de trabalhadores em um mesmo local, aumentou grandemente a produtividade. Essa evolução também aumentou a complexidade dos problemas – nos negócios e na sociedade, pois elevou-se intensamente o êxodo rural, o que fez crescer as cidades e a necessidade de infra estrutura. Frederick W. Taylor desenvolveu estudos a respeito de técnicas de racionalização do trabalho dos operários. Suas ideias referem - se a prática da divisão do trabalho...
Teoria da administração científica Frederick W. Taylor desenvolveu estudos a respeito de técnicas de racionalização do trabalho dos operários. Suas ideias preconizavam a prática da divisão do trabalho. A característica mais marcante do estudo de Taylor é a busca de uma organização científica. 1
CONCEPÇÕES CONVENCIONAIS SOBRE A ADMINISTRAÇÃO: NOVAS IDÉIAS A RESPEITO DA ADMINISTRAÇÃO:
• O gerente é o personagem principal do processo administrativo. Somente os gerentes administram.
• Administrar é "mandar". Gerentes são chefes subordinados que obedecem.
• Administração e gerentes são sinônimos. • Todos são gerentes. A administração do grupo de trabalho pertence ao próprio grupo.
• Gerentes coordenam o processo decisório e fornecem as condições para a realização da tarefa dos grupos.
• Administração é um processo que está sempre presente no trabalho de pessoas e grupos que usam recursos e tomam decisões.
NOVOS CONCEITOS
• Muitas pessoas não são mais empregados diretos que trabalham em tempo integral para um único empregador. Muitas pessoas usam seu conhecimento, não as habilidades manuais, para trabalhar. É preciso administrar as pessoas como se elas fossem sócios da empresa.
• Há diversas maneiras de satisfazer às necessidades dos mercados. Aço, alumínio e plástico concorrem entre si. Os computadores começaram como ferramentas de engenharias e armazenagem de dados e hoje afetam o negócio das telecomunicações. Não há fronteiras tecnológicas.
• Motores são feitos em um país, carrocerias em outro, componentes eletrônicos em outro. Administrar uma empresa é administrar uma rede de fornecedores mundiais. 2
Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada das ideias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.
Frederick Winslow Taylor (Filadélfia, 20 de Março de 1856 — Filadélfia, 21 de Março de 1915) mais conhecido por F. W. Taylor, foi um engenheiro mecânico estadunidense, inicialmente técnico em mecânica e operário, formou-se engenheiro mecânico estudando à noite. É considerado o "Pai da Administração Científica" por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial.
Sua orientação cartesiana extrema é ao mesmo tempo sua força e fraqueza. Seu controle inflexível, mecanicista, elevou enormemente o desempenho das indústrias em que atuou, todavia, igualmente gerou demissões, insatisfação e estresse para seus subordinados e sindicalistas. Elaborou os primeiros estudos essenciais:
• Em relação ao desenvolvimento de pessoal e seus resultados, acreditava que oferecendo instruções sistemáticas
...