ATPS-ETAPA 1 E 2 (Disciplina Ética)
Monografias: ATPS-ETAPA 1 E 2 (Disciplina Ética). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Penha • 16/3/2014 • 978 Palavras (4 Páginas) • 583 Visualizações
SUMÁRIO
ETAPA 1 – RELATÓRIO 2
ETAPA 2 – RELATÓRIO 4
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
ETAPA 1 – RELATÓRIO
O papel da ética no nosso cotidiano profissional é: o respeito, a dignidade, o comprometimento, a qualidade no atendimento e a segurança das nossas crianças. Nossas atividades são realizadas sempre buscando a melhor qualidade no ensino e a melhoria contínua através das oportunidades de aprendizado e crescimento intelectual que surgirem ao longo da nossa trajetória.
A ética está associada a um estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade. Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral. A ética orienta as pessoas quanto às suas posturas e atitudes ideais, moralmente aceitas ou toleradas pela sociedade como um todo, enquadrando os participantes a uma conduta politicamente correta e em linha com a boa imagem que a entidade ou a profissão que quer ocupar, inclusive incentivando à voluntariedade e à humanização destas pessoas e que, em vista da criação de algumas atividades profissionais, é redigido, analisado e aprovado pela sua organização, de acordo com as atribuições da atividade desempenhada, de forma que ela venha a se adequar aos interesses, lutas ou anseios da comunidade beneficiada pelos serviços que serão oferecidos pelo profissional, sobre o qual o código tem efeito.
Falando sobre moral, esclarecemos que moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade, é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
A prática da moral na sociedade é a vivência no dia a dia de valores como a honestidade, a solidariedade, a amizade, o respeito, a boa educação, a obediência e ao pudor. Na atualidade está havendo algumas mudanças desses valores, hoje se dá mais valor à liberdade, à autonomia, à iniciativa, ao sucesso material ou profissional, ao individualismo, à cultura e ao prazer. As explicações para essas mudanças está sendo fundamentada no triunfo do neo-liberalismo e da globalização. A urbanização, a modificação do papel do Estado nas sociedades, a crise das ideologias e a fixação na democracia tecnocrática são o resultado dessas mudanças. Observamos que essas mudanças não são muito favoráveis à coesão social, haverá mais liberdade individual e consequentemente haverá mais solidão e menos sentimento a um todo social e, como consequência estará sendo aberto espaço maior para adesão do indivíduo para micro-grupos como: comunidades religiosas, grupos para práticas esportivas, etc.
A finalidade da ética e da moral é muito semelhante, ambas são responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando seu caráter, altruísmo e virtudes, e tem por finalidade também ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.
ETAPA 2 – RELATÓRIO
A partir do momento que nascemos nos é ensinado o que é certo e errado e a partir daí reproduzimos os valores impostos pela sociedade. Valor moral poderia se dizer que seja “respeito à vida”, e no nosso caso, dentro da nossa organização que é pública e lida com as joias da sociedade que são as crianças, futuro do nosso país, esse respeito à vida torna-se de certa maneira muito mais acentuado. Esses valores são definidos pelo Diretor, Coordenador e Gerente de Organização Escolar.
Nossa instituição de ensino tem como conceito filosófico a cidadania, direito de ter direitos mais os deveres e na ética a educação para o pensar tendo como conceitos básicos identidade, família, comunidade, educação, saúde, meio ambiente/ecologia, trabalho, liberdade, pensamento, sentimento, criatividade e convivência. Temos que observar, identificar e operar conceitos em abstração, resolver problemas, encontrar coerência ou contradição entre eles e, assim, descartar
...