ATPS SOCIOLOGIA
Artigos Científicos: ATPS SOCIOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Galvesoliveira • 6/3/2015 • 1.748 Palavras (7 Páginas) • 118 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de analisar como o aluno do Centro de Educação Superior a Distância /Universidade Anhanguera-Uniderp, enxerga esta modalidade de ensino, mais especificamente os estudantes do curso de Pedagogia do segundo período do pólo de Americana-SP. A escolha desse pólo se deu em virtude de ser o pioneiro a se instalar na cidade de Americana, oferecendo cursos à distância duas vezes por semana.
A modalidade de ensino à distância começou a ser oferecida pela Universidade Anhanguera-Uniderp no ano de 2005, atualmente ela oferece diversos cursos.
Esta modalidade acaba sendo o reflexo da influência da mídia como a televisão, revistas, rádio e a informática, sendo esta uma ferramenta que já fazia parte de diversos ambientes como o do trabalho, o familiar e o educacional. E sua influência no ambiente educacional deixa de ser apenas na ajuda de trabalhos escolares e passa a ser a “sala de aula”, uma sala que pode ser frequentada no horário e onde o aluno desejar. Sendo flexível aos alunos, adaptando-se às suas necessidades.
No entanto, essa flexibilidade que para alguns pode soar como desleixo requer por parte dos estudantes uma disciplina e uma capacidade de autoaprendizagem muito rigorosa, pois na EAD – Educação a Distância – não se tem mais dois sujeitos (diretamente) envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, temos o aluno como o centro de todo o processo educacional.
E isso requer um aluno comprometido, que entendam quais são os moldes dessa modalidade de ensino, para que público ela se destina e um aluno capaz de utilizar a principal ferramenta de ensino-aprendizagem – o computador, no caso do EAD que saiba também acessar o ambiente virtual e utilizar a ferramenta moodle.
Para a elaboração desta pesquisa levantou-se as seguintes hipóteses: os alunos do EADs, especificamente os do curso de Pedagogia do pólo já mencionado, apesar de estarem no segundo período ainda não possuem pleno conhecimento do que é a EAD e como essa modalidade de ensino funciona. Para verificar isso foi elaborado um questionário que foi respondido pelos alunos. Também buscamos mostrar a necessidade de conduzir o aluno a compreender a importância de produzir e compreender a sua área.
Servem como fundamentação teórica para este trabalho teórico a LBD – Lei de Diretrizes e Bases. A fim de melhor aborda o tema: Educação à distância e o aluno de Pedagogia, compreenderemos a temática a partir dos subtemas: breves considerações sobre a EAD e o estudante de Pedagogia e a modalidade à distância na Anhanguera-Uniderp.
DESENVOLVIMENTO
BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A EAD
Estamos verificando a cada dia um aumento expressivo no número de alunos matriculados nos cursos do EAD. Isso reforça uns dos interesses das Universidades em democratizar o acesso ao nível superior, sendo um dos lemas “expandir para incluir”, visando um maior número de estudantes na universidade.
A EAD nasceu como uma proposta audaciosa de atingir uma grande quantidade de alunos nos mais distantes lugares e oferecer cursos que possam suprir principalmente a carência de professores com o nível superior, pois a maior oferta é de cursos de licenciatura. No entanto o grande desafio do ensino a distância não é chegar a lugares onde o ensino presencial seria praticamente impossível, mas sim, adquirir credibilidade e confiança diante de um público que na maioria das vezes não sabe quais as bases desse novo método de ensino-aprendizagem e que tipo de aluno ela espera. Vejamos alguns pontos que nos mostram quais são as características desse tipo de ensino.
Percebemos que a EAD constitui um método de ensino-aprendizagem em quem o sujeito mais importante é o aluno que não se encontra em um espaço e um horário definido e nem tão pouco se encontra face a face com um professor num ambiente delimitado por quatro paredes. O que vemos é um ensino e uma aprendizagem que podem ocorrer em qualquer lugar em qualquer momento, bastando apenas que o aluno utilize os dispositivos ao seu alcance para estudar, tais como filmes, videoconferência e principalmente a internet. Logo, é o aluno que determina o momento e o local que deve estudar, esta flexibilidade acaba chamando a atenção de um público adulto que desempenha várias atividades no transcorrer do dia e muitas vezes sem poder reservar quatro ou mais horas do dia para se deslocar e está nos bancos escolares.
Diante dessa correria no dia a dia e da necessidade que o mundo moderno impõe de sermos cada vez mais os melhores em tudo que fizermos, o cidadão busca a todo instante se aperfeiçoar, já que a aprendizagem não pára ao concluirmos o ensino médio ou qualquer outra modalidade de ensino, daí a necessidade de uma formação continuada uma expressão que cada vez mais é pronunciada perante as exigências de formar pessoas cada vez mais voltadas às expectativas do mercado de trabalho.
Então, com as exigências mercadológicas, as diversas atividades durante o dia e o auxílio da internet quebrando todas as fronteiras e disponibilizando recursos como o livro eletrônico, por exemplo, temos a EAD que como dissemos nos parágrafos anteriores não estabelece um horário e um espaço para estudo.
Não existe o momento e o espaço exato para estudar na EAD e não existe mais uma formação completa e acabada, pois se deve esta sempre aprendendo.
Vemos então, nesta modalidade de ensino que a figura do professor praticamente desaparece. Ele tem a responsabilidade de elaborar o material didático que é entregue ao aluno, elaborar as avaliações e acompanhá-lo no transcorrer do curso. Temos também a figura do tutor que tanto pode ser presencial, esclarecendo dúvidas dos alunos face a face em seus pólos e o tutor a distância que presta tutoria on-line, esclarecendo as dúvidas e explicando aos alunos questões relacionadas aos assuntos da disciplina, tendo também a responsabilidade de corrigir as avaliações dos alunos.
Nesse ambiente de estudo muitas vezes o aluno tende a se sentir só por não está acompanhado por um professor e pelos colegas de classe. E esse é um grande desafio da EAD, já que os alunos acreditam que essa é uma modalidade fácil e que exige pouca responsabilidade por conta da flexibilidade apresentada. Na verdade o que esta modalidade de ensino deseja é um estudante independente e capaz de administrar corretamente o tempo para estudar e aprender, sendo capaz de ser crítico de si mesmo nesse processo de aprendizagem para que possa se tornar um bom profissional.
No entanto, essa independência muitas vezes não é compreendida pelo aluno da educação a distância
...