ATPS Sociologia
Pesquisas Acadêmicas: ATPS Sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucimari • 25/3/2014 • 3.790 Palavras (16 Páginas) • 308 Visualizações
CIÊNCIAS SOCIAIS
Uberlândia
20 De Novembro de 2013.
CIÊNCIAS SOCIAIS
Atividades Práticas Supervisionadas para obtenção de aprovação na disciplina Ciências Sociais no curso de Administração na Universidade Anhanguera – Uniderp Polo Maracanã
Uberlândia
20 De novembro de 2013
Índice
Introdução 4
1- Cultura, Indíviduo e Sociedade 5
1.1- Reflexões Obtidas a cerca da leitura de A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento e a realidade cotidiana 6
2- Trabalho, Consumo e Sociedade 7
3-Quais interações sociais são existentes no cotidiano da sociedade atual? 8
4- Imagens de divergências sociais baseadas nas obras Bumbando e Ilha das Flores 10
5- Obras Bumbando e Ilha das Flores Relatam Desiguadades Sociais 11
6- Reflexão Curta Pajerama 13
7- Uso do Meio Ambiente pelo Individúo 14
8- Conclusão 16
Bibliografia 17
Introdução
Abordaremos nesse trabalho aspectos importantes sobre as Ciências Sociais, têm como objetivo estudar a vida do indivíduo em sociedade e édividida em campos especializados, como por exemplo, a Sociologia.
A Sociologia é um estudo científico do comportamento humano e suas interações que pode explicar fenômenos sociais utilizando conceitos de estrutura social e cultural.
Neste trabalho foram relatados alguns conceitos estudados na sociologia bem como suas implicações na sociedade, análises de alguns curtas metragem que tratam da desigualdade social e meio ambiente.
Serão tratados ainda a concepção homem e capitalismo, como a sociedade se comporta hoje diante de tantas pressões sociais impostas pelo capitalismo e para finalizar como essa busca pelo lucro desenfreado fez do homem um ser que mata a própria natureza que só lhe traz beneficios.
1- Cultura, Indíviduo e Sociedade
Cultura:
Pode ser considerada como tudo que o homem, através da sua racionalidade, mais precisamente da inteligência, consegue executar. Dessa forma, todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras.
Os elementos culturais são: artes, ciências, costumes, sistemas, leis, religião, crenças, esportes, mitos, valores morais e éticos, comportamento, preferências, invenções e todas as maneiras de ser (sentir, pensar e agir).
A cultura é uma das principais características humanas, pois somente o homem tem a capacidade de desenvolver culturas, distinguindo-se, dessa forma, de outros seres como os vegetais e animais.
Apesar das evoluções pelas quais passa o mundo, a cultura tem a capacidade de permanecer quase intacta, e são passadas aos descendentes como uma memória coletiva, lembrando que a cultura é um elemento social, impossível de se desenvolver individualmente.
Indíviduo:
Integrante do corpo social, o ser humano é produto da interação social.
Sociedade:
A definição mais geral de sociedadepode ser resumida como um sistema de interações humanas culturalmente padronizadas. Assim, e sem contradição com a definição anterior, sociedadeé um sistema de símbolos, valores e normas, como também é um sistema de posições e papéis.
Uma sociedadeé uma rede de relacionamentos sociais, podendo ser ainda um sistema institucional, por exemplo, sociedade anônima, sociedadecivil, sociedade artística etc. A origem da palavra sociedade vem do latim societas, que significa associação amistosa com outros.
O termo sociedade é comumente usado para o coletivo de cidadãos de um país, governados por instituições nacionais que aspiram ao bem-estar dessa coletividade. Todavia, a sociedade não é um mero conjunto de indivíduos vivendo juntos em um determinado lugar, é também a existência de uma organização social, de instituições e leis que regem a vida dos indivíduos e suas relações mútuas.
1.1- Reflexões Obtidas a cerca da leitura de A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento e a realidade cotidiana
A obra analisada coloca-se como um tratado a respeito da Sociologia do Conhecimento, no sentido de ser uma análise de como o Homem constrói o seu próprio conhecimento da realidade, tratando das relações entre o pensamento humano e o contexto social dentro do qual ele vive.
Realidade que existe independente de nós, entendida no âmbito sociológico como sendo o conjunto de fatos que acontecem no mundo independente da vontade do indivíduo,mas que ao ser vista e percebida em perspectivas diferentes pelos ditos homens comuns forma o conhecimento.
Assim, também neste contexto sociológico, o conhecimento pode ser definido como a interpretação que o indivíduo faz da sua realidade, são os aspectos que o indivíduo pensa que compõem a realidade.
Em poucas palavras a essência do entendimento do livro, sintetizaria focando que a realidade da qual temos consciência, o conhecimento que temos dela é um produto da sociedade, construída
...