AVA-O Brasil E Os Brics
Monografias: AVA-O Brasil E Os Brics. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ririguengo • 9/10/2014 • 477 Palavras (2 Páginas) • 279 Visualizações
A ECONOMIA DOS BRICS
Em abril de 2014, o Banco Mundial através de um relatório, classificou o Brasil como a sétima maior economia do mundo, mas destacou também os avanços significativos das economias da China e da Índia.
O estudo considera o critério de paridade de poder de compra (PPC, na sigla em inglês). O cálculo é considerado a melhor maneira de comparar o tamanho de diferentes economias, por refletir melhor o custo de vida e renda per capta. Assim, comparativamente, o PIB da China também se elevou, atingindopraticamente 87% do PIB dos EUA que ainda continua sendo a maior economia do mundo, razão pela qual, o Banco Mundial aponta que, caso o crescimento acelerado da economia chinesa se verifique, esta poderá superar a dos EUA ainda este ano.
Outro grande destaquedo relatório foi o crescimento da Índia, que passou de 10ª economia do mundo para o terceiro lugar, desbancando o Japão, que agora aparece na quarta posição, e Alemanha, Rússia, Brasil, França, Reino Unido e Indonésianesta ordem, fechando o grupo das dez maiores economias do mundo.
Observa-se, portanto, que as economias de países emergentes como as daChina e Índia registraram mos últimos anos um crescimento acelerado, superando economias de países considerado desenvolvidos. Tal fato, verificou-sepela reforma em ambos os países no que tange a reduzir a distancia até a “fronteira”, ou seja aproximar-se da economia ideal, caracterizada por esforços em melhorar o tempo para abertura de empresas, obtenção de alvarás, registro de propriedades, obtenção de créditos proteção de investidores, pagamento de impostos, comércio entre fronteiras, execução de contratos e solução de insolvências. Nesse sentido,dentre os 189 países pesquisados desde 2005, China e Índia figuram como 13º e 37º no ranking dos países que mais avançaram no sentido de proporcionar oportunidade de abertura de negócios.
Analisando as peculiaridades da economia da China e da India, a China oferece melhores condições para investidores, pois está voltada à exportação de produtos de maior valor agregado, maior facilidade de abertura de negócios, ainda que a corrupção exista, consumo interno elevado e incentivo a urbanização da mão de obra ociosa do campo. Possui centro financeiro(Hong Kong) e alto fluxo de ativos fixos. Já Índia, com uma política de manutenção da mão de obra barata no campo, religiosidade confusa, sistemas castas e grande exportador de produtos primários, ainda que esteja evoluindo no setor e bens e serviços, não oferece as garantias buscadas pelos investidores, sobretudo pela alta de inflação que causa desconfiança.
Por ultimo, deve-se destacar que o ritmo de crescimento de ambos os países vem diminuindo, em razão de vários fatores, destacando-se o da crise europeia, que diminuiu as importações bem como os investimentos em ativos fixos na China e na Índia, sobretudo neste último em virtude da alta inflação registrada.
...