Abaixo A Família Monorgamica
Pesquisas Acadêmicas: Abaixo A Família Monorgamica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: EsterAS • 23/11/2014 • 278 Palavras (2 Páginas) • 1.074 Visualizações
Resenha Critica
O Autor e filosofo Sergio Lessa aborda em seu livro “Abaixo a família Monogâmica” a origem e o desenvolvimento da família monogâmica que segundo o autor foi fundada pela burguesia e a propriedade privada.
O trabalho esteve presente desde o inicio da sociedade. As primeiras comunidades viviam de caça e coleta de animais, aos poucos foram descobrindo a natureza e passaram a utilizar melhor os recursos que a natureza lhe oferecia, para aumentar a produção, surge sutilmente a distribuição de tarefas.
O trabalho cooperativo na sociedade era igualitária e passiva, as tarefas domesticas como os cuidados dos filhos por exemplo, era feita por todos. Com o surgimento da sociedade escravista, o modelo social sofre uma transformação onde surge uma nova organização familiar, esta passa a ter um caráter privado. Os senhores de escravos agora assumia apenas tarefas ligas a produção e ficam como responsabilidade da mulher os cuidados domésticos, desta forma o homem assume a partir daí o papel de “provedor” e a mulher de “dona do lar” dando origem a família monogâmica ou nuclear.
Com esta nova organização a mulher fica cada vez mais limitada ao núcleo familiar, consequentemente se distancia das participações sociais e publicas, o autor expõe que para a mulher neste contexto havia a opção de dois modelos o de esposa , dona de casa, que cuidava dos filhos e do marido ou de prostituta, o que explica a a baixa participação da mulher nas artes e inexistência nas participações políticas. As transformações trouxeram o isolamento da classe que implicou fortemente no convívio das crianças, desde cedo a classe abastarda reproduzia as ideias patriarcais e dominantes.
...