Além do palanque
Artigo: Além do palanque. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eluanapimentel • 15/11/2013 • Artigo • 310 Palavras (2 Páginas) • 132 Visualizações
Além do palanque
A relatividade permeia a vida política, numa sociedade democrática que é o Brasil, a política exerce papel fundamental na vida do indivíduo, pois é ela que rege as normas de conduta e convivência a ser seguidos.
Em uma sociedade, há políticos que, em seus discursos falam de fatos que conhecem e tem a competência para resolvê-los, como há também os que apenas estudam a forma de falar, quais os argumentos utilizarem, e o momento ideal para atuação discursiva, com o intuito de ser verdadeiro mesmo não o sendo.
Os fatores que irão estabelecer quais eleitores estão aptos a discernir que o que é falso ou verdadeiro é diverso: podendo ser culturais, sociais ou econômicos.
Aquele que tem uma cultura ampla e vários conhecimentos está sujeito a não concordar com o que está sendo dito pelos políticos ou a serem enganados por ele, pois sabendo que há desigualdade social muitos políticos se utilizam disto parra alcançar o seu público prometendo soluções democráticas e possíveis, bem como o individuo que não tem uma economia elevada terá mais chance de ser enganado ou convencido pelos políticos.
Muitos políticos utilizam o poder da persuasão para convencer o seu eleitorado, sendo este a classe dominada, fica sujeito a ser persuadido, com a esperança de uma vida melhor, porém a real intenção muitas vezes diverge do que é esperado, pois a necessidade visada não é do eleitor e sim do político, que precisa do voto do outro para se promover se assim não fosse preciso ele não se sujeitaria a se contradizer.
Portanto, a falta de conhecimento sobre o que rege uma política, seus meios e funções causam no indivíduo cegueira no que está sendo discursado, pois está mascarado e subentendido a realidade daquela oratória, que deveria está regido pela ética moral e o valor do bem comum, e não somente a uma parte da sociedade já privilegiada.
...