Analise microeconomica
Tese: Analise microeconomica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bruno.cardozo • 1/10/2013 • Tese • 967 Palavras (4 Páginas) • 278 Visualizações
1. Com os conhecimentos adquiridos em nossa disciplina, no que diz respeito à divisão do estudo da economia, assinale o item que NÃO está relacionado à Microeconomia. JUSTIFIQUE. (1,0 ponto)
a) Os preços do trigo continuam em alta no mercado brasileiro, segundo informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), em virtude da baixa oferta no mercado interno e as dificuldades de compras no Mercosul.
b) A bicicleta é uma solução como meio de transporte é será tendência de mercado para 2013. O trânsito das grandes cidades abre espaço para bons negócios nesse segmento.
c) A Vale investirá certa de US$ 15,5 bilhões no terminal marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão, para o transporte do minério de ferro.
d) O mercado voltou a elevar a projeção de inflação e reduzir a de crescimento para 2013. A previsão para o IPCA é de 5,65% e do PIB de 3,19%.
e) De acordo com a ABICALÇADOS, a indústria calçadista emprega mais de 3 milhões de trabalhadores no Brasil.
R: A letra D diz respeito a inflação, IPCA e PIB que no caso são variáveis macroeconômicas na qual se ocupa com o funcionamento da economia como um todo objetivando entender a administração do nível da atividade econômica de um país.
2. Leia o artigo abaixo e, aplicando os conhecimentos adquiridos em nossa disciplina, no que diz respeito à Lei da Demanda e da Oferta, responda:
a) qual o comportamento do consumidor diante da alta dos combustíveis? (1,5 ponto)
R:O consumidor sentirá em seu orçamento pois os combustíveis possuem demanda inelástica, ou seja, difícil de ser substituído e é essencial, infelizmente o consumidor verá o preço aumentar (sentirá não só aquele que tiver seu carro particular como aqueles que também não possuem pois o aumento de combustível influenciará nas transportadoras até aumentar o preço dos bens e serviços) e continuará a consumir sempre, não afetando a demanda.
b) qual a elasticidade-preço da demanda(Epd) da gasolina? JUSTIFIQUE (1,5 ponto)
R: Epd será menor que 1(/Epd/ < 1). Devido a gasolina ser um produto com demanda inelástica se ela sofrer a alteração em seu preço com reajuste de 5% utilizando a fórmula a demanda cairá no máximo em 4 % pois se cair em 5% será considerada demanda unitária porém não é, e não ultrapassará os 5 % pois é um produto com demanda inelástica, não elástica. Aplicando a aprendizagem ficará assim:
Aumento de 5% do preço, logo diminuição da quantidade demandada menor que 5%:
+ 5% de p
- < 5% qd (ou seja máximo 4%) jogando na fórmula:
Epd= - 4% / + 5% = - 0,8........./Epd/=0,8 logo /Epd/ < 1
Banco Central prevê gasolina em 2013. O valor ficou abaixo dos 7% de reajuste que a Fazenda considerou 'plausível'. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central informou nesta quinta-feira (24/01), por meio da ata de sua última reunião, quando a taxa básica de juros(SELIC) foi mantida estável em 7,25% ao ano, que espera um reajuste de 5% no preço da gasolina neste ano. O BC não informou, porém, quando esse reajuste poderá ser aplicado. O valor citado pelo Copom, ficou abaixo dos 7% de aumento que o Ministério da Fazenda informou considerar “plausível”. A declaração foi dada na última semana pelo secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Antonio Henrique da Silveira. O aumento para a gasolina, no decorrer deste ano, já foi confirmado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, que também é presidente do Conselho de Administração da Petrobras. "Certamente, haverá aumento em 2013. Não é nada excepcional isso. O preço vai subir. No momento correto, a Petrobras anunciará o reajuste. Haverá aumento no momento adequado, que não sei dizer. Se soubesse, não diria porque mexe com o mercado", afirmou ele em dezembro de 2012. Alexandro Martello do G1, em Brasília. http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/01/bc-projeta-aumento-de-5-para-gasolina-em-2013.html
3. Demonstre os conhecimentos adquiridos em nossa disciplina, no que diz respeito aos estudos efetuados na unidade sobre CUSTOS, procedendo aos cálculos solicitados para o quadro abaixo: (2,0 pontos)
Custo médio - Custo variável médio - Custo fixo médio - Custo marginal
Qt. Produzida
Custo Fixo
CF
Custo Variáve
CV
Custo Total
CT
Custo
total médio
CMe
Custo fixo médio
CFMe
Custo variável médio
CVMe
Custo marginal
CMg
0
60
0
60
-------
-------
------
------
1
60
30
...