AD1 Análise Microeconômica
Trabalho Universitário: AD1 Análise Microeconômica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joaohenriquecwb • 3/5/2013 • 741 Palavras (3 Páginas) • 942 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Atividade de Avaliação a Distância
Disciplina: Análise Microeconômica
Curso: Ciências Contábeis
Professor: Silvia Back
Nome do aluno: João Henrique Henequin de Oliveira
Data: 14/08/2012
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. Com os conhecimentos adquiridos em nossa disciplina, no que diz respeito à divisão do estudo da economia, assinale o item que NÃO corresponde está relacionado à Microeconomia. JUSTIFIQUE. (1,0 ponto)
a) aumento do preço da soja em julho em virtude da quebra da safra nos EUA.
b) a cidade catarinense de Itajaí prospera com porto e cresce 700% em dez anos
c) em julho o BC reduziu a taxa de juros (SELIC) de 8,5% para 8,0% ao ano.
d) a Vale anuncia investimento de R$ 10 bilhões em potássio na Argentina
e) número de celulares no Brasil é maior que o de habitantes
Resposta: letra “c”. Este item não está relacionado à Microeconomia, visto que a redução da taxa de juros SELIC afeta a economia como um todo e, por isto, está relacionado à Macroeconomia.
2. Leia o artigo abaixo e, aplicando os conhecimentos adquiridos em nossa disciplina, no que diz respeito à Lei da Demanda e da Oferta, pesquise na mídia o que está acontecendo com o mercado da soja e explique quais os efeitos da alta nos preços da oleaginosa sobre o “preço de equilíbrio” desse mercado. (3,0 pontos)
Soja atinge preço recorde em Paranaguá - Reuters 16/07/2012 - SÃO PAULO, (Reuters) - A soja em Paranaguá ultrapassou a barreira dos 80 reais nesta segunda-feira, atingindo patamar recorde, de acordo com o indicador Esalq/BM&FBovespa. A saca de 60 kg, transferida para armazéns do porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, chegou a 81 reais, alta de 2,53 por cento em relação à última sexta-feira, quando foi cotada em 79 reais. O aumento no Brasil segue a tendência dos mercados internacionais, onde a oleaginosa também registra recordes de alta em função da estiagem que prejudica o desenvolvimento das lavouras no Meio-Oeste dos Estados Unidos. Segundo o Cepea, centro de pesquisa da Universidade de São Paulo que realiza o levantamento de preços, os produtores brasileiros que têm produto para vender se retraem o que reforça a firmeza do mercado.
Resposta: Conforme destacado na notícia acima e divulgado pela mídia de maneira geral, devido à quebra de produção da soja nos Estados Unidos, a oferta de soja, em âmbito mundial, é menor que a demanda por este produto, fazendo com que o preço de equilíbrio desta commoditie suba. Tendo em vista que o preço de equilíbrio ocorre quando a quantidade demanda e oferta demanda se igualam, para que esta equação tenda ao equilíbrio, o preço de equilíbrio aumenta.
3. Demonstre os conhecimentos adquiridos em nossa disciplina, no que diz respeito aos estudos efetuados na unidade sobre CUSTOS, procedendo aos cálculos solicitados para o quadro abaixo: (2,0 pontos)
Custo
...