Análise Através de índices e padrões
Por: Mirela Longo • 19/5/2018 • Trabalho acadêmico • 704 Palavras (3 Páginas) • 153 Visualizações
Análise através de índices e padrões.
Análise através de índices
Estrutura de capital (endividamento)
- Participação de capital de terceiros(PCP) : É uma situação desfavorável em relação a quantidade de divida nos dois períodos, pois apresenta extrema dependência de terceiros. Significa que para cada 100 de capital próprio a empresa toma 203 de capital de terceiros em x1.
PCP = CT/PL x 100
- Composição do endividamento (CE): Em relação a qualidade da divida é uma situação desfavorável, pois a cada 100 de capital de terceiros 81,67% representa dividas de curto prazo em x2. Isto significa que a empresa precisa gerar recursos a curto prazo para solver suas obrigações.
CE = PC/ CT x 100
Análise através de índices
Estrutura de capital (endividamento)
- Imobilizado dos recursos não correntes(IRNC): Em relação ao capital circulante próprio é uma situação favorável, pois seu capital próprio é suficiente para financiar seus investimentos não circulantes e ainda sobra para investir no giro dos negócios. Portando gera folga financeira em longo prazo.
IRNC = AF/ (PL + PNC) x 100
- Imobilização do patrimônio liquido(IPL) :Em relação ao capital circulante liquido é uma situação favorável. Pois apenas 56% dos recursos não correntes foram para o ativo fixo e 44% foi usado no giro dos negócios. Possui folga financeira de curto prazo.
IPL = AF / PL x 100
Análise através de índices
Liquidez
- Liquidez Geral(LG):Em relação a capacidade de pagamento a longo prazo é uma situação favorável. Pois revela que para cada 1,00 de divida total, a empresa possui1,07 de investimentos realizáveis a curto prazo e longo prazo. Possui folga de 0,07 no longo prazo.
LG = AC + ARLP / PC + PNC
- Liquidez Corrente(LC): Em relação a capacidade de pagamento de curto prazo, é uma situação favorável nos dois períodos. Pois demonstra em x2 dividas de curto prazo e ainda possui uma folga a cada 1 de divida no curto prazo, possui 1,37.
LC = AC / PC
- Liquidez Seca(LS):Em relação a dependência de estoques é uma situação favorável em ambos períodos. Pois para cada 1 de divida de curto prazo, a empresa possui 1,18 de bens e direitos de curto prazo líquidos de estoque.
LS = AC - ESTOQUES / PC
Análise através de índices
Rentabilidade
- Giro do Ativo (GA): Em relação ao volume de vendas, a situação da empresa é favorável. Em x1, para cada 1,00 investido a empresa vende 1.68 aumentando este o volume para 2,16 em x2.
GA = VL / AT
- Margem liquida(MG): Da mesma forma, em relação a lucratividade liquida, apresenta situação favorável nos dois períodos sendo que no segundo período a lucratividade teve uma ascensão significativa, portando houve um aumento no poder de capitalização.
MG = LL / VL X 100
- Rentabilidade do Ativo(RA): Já em relação ao retorno dos investimentos a empresa apresenta situação favorável nos dois períodos, onde para cada 100 investidos, em x2 ela obteve retorno de 21,22%.
RA = LL / AT
- Rentabilidade do PL. (RPL):Quanto ao retorno do capital próprio, a situação é bastante favorável nos dois períodos, sendo que em x2 a empresa apresenta retorno de 54,43% em relação ao capital próprio investido no negocio, ou seja, em menos de dois anos o investimento se pagaria.
RPL = LL / PL
Análise
A Empresa possui boa parte de seus recursos próprios imobilizados através do ativo fixo, restando apenas uma parte para investir no giro dos negócios. A falta de ccp, no entanto é compensada pela participação do capital de terceiros para financiar suas operações, o que gera valores de ccl bastante favoráveis, gerando folga financeira de curto prazo. Embora apresente grande participação de capital de terceiros, este não representa muito problema para a empresa, uma vez que grande parte desses recursos vence no longo prazo.
...