Análise do discurso - Controvérsias e perspectivas
Por: Virgínia Silva • 27/5/2018 • Resenha • 657 Palavras (3 Páginas) • 669 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
LET 613 – BASES TEÓRICAS EM ANÁLIDE DO DISCURSO
Virgínia Arlinda da Silva - 44697
RESENHA: CHARAUDEAU, Patrick. Análise do discurso: controvérsias e perspectivas.
O autor inicia seu texto propondo uma análise pessoal sobre a forma como ele vê atualmente, tanto a situação da análise do discurso, quanto os problemas evocados por ela. Para tanto, ele procura desenvolver uma reflexão epistemológica acerca do tema, buscando assim problematizar o campo de estudo do discurso, auxiliado por noções centrais dessa problemática, que segundo ele, diferenciam a linguística da língua e a linguística do discurso.
Charaudeau vale-se de noções de objeto, de sujeito e de corpus para mostrar como se situam as diferentes teorias do discurso, bem como os problemas levantados por elas, além de trazer algumas perspectivas acerca desse tema. Contudo, ele procura em um primeiro momento mostrar que o uso polissêmico do termo discurso mostra uma insegurança por parte das pessoas acerca do termo, uma vez que todos possuem um mesmo sentido. Outro ponto abordado são as diferentes definições de discurso propostas por muitos estudiosos do tema, além de algumas correntes cognitivas que se interessam pelo discurso.
O autor mostra três aspectos centrais no estabelecimento da diferença entre o sentido linguístico e o sentido discursivo. O primeiro aspecto mostra que o objetivo maior daqueles que interpretam o discurso está na significação social resultante do emprego das palavras, bem como da relação existente desse emprego com algo que lhes é exterior, resultando em um sentido comunicativo e social.
O segundo refere-se à exigência de uma competência que abarca a competência produtiva/interpretativa e um saber global que compreende outros elementos da interação social, tanto de quem produz, quanto de quem interpreta um ato de linguagem.
O terceiro aspecto se dá na relação de opacidade instaurada entre a linguagem e o mundo, onde o ato discursivo resulta de diferentes forças: condições extralinguísticas e de uma sistematicidade intralinguística. Assim, a linguística do discurso resulta da integração multidimensional, composta pela relação triangular entre o mundo, a linguagem e o sujeito.
Após esse primeiro momento de reflexão, Charaudeau aborda três diferentes problemáticas da análise do discurso a partir de três parâmetros: o objeto de estudo, o sujeito do discurso e o tipo de corpus que é organizado.
A primeira é de ordem cognitiva e categorizante, explicitando modelos que buscam correspondência entre a macroestrutura textual com o conteúdo sobre a representação do acontecimento. A segunda problemática é comunicativa e descritiva, uma vez que procura descrever tipos ideais de situação comunicativa, onde o sujeito é definido por sua identidade psicológica e social, bem como por suas intenções para com o outro. A terceira problemática é representacional e interpretativa uma vez que a realidade social é objeto de uma construção que obtém significado através de uma atividade mental, gerando discursos de racionalização, explicação e justificação de uma realidade constituída como real.
...