As Perspectivas Da Analise Da Politica Social
Exames: As Perspectivas Da Analise Da Politica Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabisnardelli • 3/4/2013 • 481 Palavras (2 Páginas) • 1.190 Visualizações
A politica social nada mais é que um ramo do Estado voltado a atender as necessidades dos pobres e traz um conjunto de informações históricas e atuais sobre as politicas sociais do Brasil e do mundo. Esta politica envolve diferentes formas sendo elas, morais, religiosos, educativas e correcionais. E o principal e iniciador desta politica social é a economia de mercado ou capital.
Há grande intervenção do Estado na politica social visando as relações de determinada formação social.
De acordo com o Estado, as politicas sociais adquirem características diferentes para se encaixar na sociedade em questão.
O sistema de garantia de direitos se modifica de acordo com as relações do Estado com a Sociedade.
O neoliberalismo ocasiona profundas mudanças na sociedade em escala global, criando o aumento do desemprego e do emprego informal, precarização nas condições e relações de trabalho.
No Brasil, o período do governo de Getúlio Vargas foi marcado por um ampla transformação da relação Estado\ sociedade.
Política de Valorização do Salário Mínimo; Previdência Social e Reformas; Efeitos dos Benefícios Previdenciários, Assistenciais e das Transferências de Renda sobre a Indigência e a Pobreza; Desafios postos ao Sistema Nacional de Saúde; Subsídios para Melhorar a Educação Brasileira; e Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda: limites e possibilidades.
No governo Vargas, foi criado os IAOs- Institutos de Aposentadorias e pensões; controle social das classes trabalhadoras; LBA; obras de caridade na maioria religiosas.
Em 1970 grande repressão e fortalecimento do poder executivo por meio da centralização de poder; recessão por conta da crise econômica; processo de transição para a redemocratização.
Em 1980 houve a organização de sindicatos trabalhistas; instalação da Assembléia Nac ional Constituinte; elaboração da Constituição Federal.
Em 1990 implementação da politica social da saúde, educação, criança e adolescente , previdência social e assistência social.
Constituição Federal de 1988
No capítulo I é previsto os direitos de uma pessoa como a soberania, cidadania, dignidade humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o puralismo político.
O principal fundamento é a democracia e a cidadania e a participação da sociedade na gestão social.
Art. 3º Objetivos Fundamentais
I-Sociedade solidária, livre, justa;
II-Desenvolvimento nacional;
III-Erradicar pobreza e atingir a igualdade social;
IV-Promover o bem a todos sem preconceito.
Constituindo uma sociedade justa, igualitária e humana.
O processo de redemocratização prevê a descentralização do governo; participação popular nas decisões coletivas;
As medidas neoliberais : juros altos, redução do aparato estatal, políticas focalizadas, privatização, entre outras, constitui uma combinação que restringe
...