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Aplicação Prática Teórica

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Por:   •  9/11/2014  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

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Questão discursiva:

O conhecimento científico opõe-se ao senso comum e que o seu ideal está baseado na concepção segundo a qual a ciência é uma representação da realidade tal como ela é em si mesma. Acredita-se, portanto, em uma objetividade, isto é, um conhecimento que procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas. Nesse sentido, a corrente positivista comtiana buscou relacionar as ciências naturais com a Sociologia emergente do século XIX, com o propósito de legitimar definitivamente a Sociologia como ciência.

Tendo como norte esta perspectiva:

(i) Explique como Comte concebeu a ciência da sociedade.

E uma junção de ordem e progresso Conservadores e revolucionários.

todos unidos por um todo ( como um organismo vivo, órgãos unidos para que o corpo esteja bem), somos uma espécie de "darwinismo social", quem não se adaptasse não sobreviveria (seleção natural)

(ii) Descreva as fases e suas características principais por que podem passar as sociedades humanas, de acordo com a Lei dos Três Estados.

Eram três estágios, o teológico (religião), o metafísico (filosofia) e o positivismo (ciência) que é o mais evoluído.

Questão de múltipla escolha:

(UFUB/2009) Surgida no momento de consolidação da sociedade capitalista, a Sociologia tinha uma importante tarefa a cumprir na visão de seus fundadores, dentre os quais se destaca Auguste Comte. Assinale a alternativa correta quanto a essa tarefa.

A) Desenvolver o puro espírito científico e investigativo, sem maiores preocupações de natureza prática, deixando a solução dos problemas sociais por conta dos homens de ação.

B) Incentivar o espírito crítico na sociedade e, dessa forma, colaborar para transformar radicalmente a ordem capitalista responsável pela exploração dos trabalhadores.

C) Contribuir para a solução dos problemas sociais decorrentes da Revolução Industrial, tendo em vista a necessária estabilização da ordem social burguesa.

D) Tornar realidade o chamado “socialismo utópico”, visto como única alternativa para a superação das lutas de classe em que a sociedade capitalista estava mergulhada.

E) Produzir um conhecimento da vida social baseado em premissas teológicas e míticas.

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