Aprendizagem
Resenha: Aprendizagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: trabalhos2014 • 22/3/2014 • Resenha • 494 Palavras (2 Páginas) • 230 Visualizações
A aprendizagem
Tipos de aprendizagem: processo de aprendizagem, condicionamento clássico e operante, aprendizagem por observação, emocional, inteligente, equipes inteligentes e o elo perdido: a prática.
A aprendizagem é a aquisição de capacidades, conhecimentos, habilidades ou atitudes. Aprendizagem é o produto, o resultado da interação continua do organismo com o mundo físico e social.
O ser humano chega ao mundo, além de um repertório de movimentos, uma capacidade de aprender e adaptar ao meio ambiente. O comportamento adquirido ou aprendido é alavancado não pelo que ocorre antes, mas pelos estímulos posteriores.
Com a aprendizagem vem o amadurecimento ou desenvolvimento físico e a experiência. A interação é a base da experiência e tem suas características como:
• Dinâmica, pessoa e meio ambiente mantém uma relação em constante mudança.
• Bidirecional, influência mutua entre pessoa e meio ambiente.
• Social, influência na evolução individual entre indivíduos.
• Formadora de individuo, adaptação ao ambiente que a rodeia em um processo que implica o enfrentamento do organismo.
• Formadora de espécie, uma interação entre o patrimônio biológico e o ambiente.
• Retenção, adquirir uma resposta ou conduta, esta deve ser absorvida, para fazer parte do comportamento.
• Execução, aprendizagem nem sempre leva a execução do aprendido.
O condicionamento clássico implica o relacionamento de dois estímulos e o condicionamento operante implica o relacionamento de um estímulo e uma resposta. As relações de previsão são igualmente importantes em ambos os tipos de aprendizagem: no condicionamento clássico o sujeito aprende que certo estímulo prevê um acontecimento posterior, no operante o animal aprende a prever as consequências de sua própria conduta.
A aprendizagem por observação é adquirida por meio da analise da conduta de outro sujeito, para que seja possível a imitação, é necessário que o indivíduo possua uma série de capacidades como atenção, processos motores e sensoriais e retenção.
A aprendizagem emocional é formada por três capacidades: compreender as emoções, expressá-las e captar as emoções dos outros. A aprendizagem emocional não consiste simplesmente em deixar os sentimentos fluir; também é muito importante aprender a compreendê-los e controla-los, elas fazem parte da natureza humana.
A inteligente é uma operação consciente, devemos agir como verdadeiros criadores de nosso futuro e não como simples repetidores de processos programados por outros.
Temos duas formas de aprender: aprendizagem de fora para dentro e a de dentro para fora. A primeira forma de aprender a qual estamos acostumados deve passar a informação através da consciência, registrar o conhecimento. A outra tem a capacidade de processar muita informação simultaneamente e tem acesso à informação adequada sem nos cansar.
A pessoa inteligente não só reproduz, mas também gera informação e tem capacidade de aprender coisas novas.
As equipes inteligentes não se caracterizam
...