Arapesh - Sexo E Temperamento
Exames: Arapesh - Sexo E Temperamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CarvalhoIV • 21/11/2014 • 1.228 Palavras (5 Páginas) • 2.207 Visualizações
Crescimento e iniciação do jovem:
7, 8 anos a personalidade está formada.
Desencorajados de quaisquer hábitos de agressividade, respeitar a propriedade e os sentimentos alheios.
Quando sentem frio ou aborrecido borbulham os lábios numa centena de formas padronizadas
Temer o estranho
Aprenderam a guardar restos de comida e roupas velhas
Ódio aos feiticeiros
Diferenças entre os sexos, afeto que envolve as atividades de grupos e a manifestabilidade de raiva permitida aos meninos.
Funções separadas de reprodução das mulheres e função masculina de obter alimentos, a representação mais dramática dessa separação é o culto do TAMBERAN patrono sobrenatural dos homens adultos. Ele (ou eles) nunca deve ser visto por mulheres e crianças não iniciadas, e é representado por vários artifícios produtores de ruídos, flautas, apitos etc. Até que as crianças atinjam 7 anos de vida o taberan tem o mesmo significado.
Preparativos para a vinda do Taberan (de trás da montanha um monstro gigante), e quando ele chega todos fogem.
Tamberan das mulheres, ritual de tingir saias de palhas e ritos da puberdade.
Em muitas regiões da nova guine, o culto do tamberan é uma maneira de manter a autoridade do homens mais velhos sobre mulheres e crianças. Em algumas tribos a mulher pode ser morta se ver o tamberan. Os meninos são ameaçados com coisas horríveis que ira acontecer em sua iniciação, e isso se converterá num trote malvado como vingança do que ele já havia sofrido antes.
Tais são ênfases principais do largamente difundido culto do tamberan. . Sigilo, hostilidade de sexo e idade, temor e trote, moldam seus padrões formais. Os arapesh embora compartilhem de parte dos padrões de seus vizinhos, alteram todas as ênfases. Os aparesh não compartilham com a cultura do ódio e castigo. Se caso uma mulher ficar sabendo, os aparesh apenas pedem para que elas se mantém em segredo e que nada acontecerá se ela não falar nada.
Litoral se meninos iniciados trair segredos do culto serão severamente punidos destripados pelo tanberan. Já nas montanhas essa ameaça é omitida. Num grupo de homens bem organizados os meninos não iniciados são severamente excluídos da cerimônia, enquanto com os arapesh o contrário, mas isso caso não tenha nenhum estranho ortodoxo por perto.
A medida que as crianças crescem, surge uma marcante diferença entre os sexos, as meninas continuam a seguir os passos da mãe, aprendem a não especular, a ficarem passivas da intelectualidade pois elas terão que dar total atenção a sua reprodutividade, até com a arte pois como o sobrenatural a arte são parte de um todo, algo muito importante. É muito comum crianças rabiscarem e desenharem nas arvores etc.
Margaret mostrou uma boneca morena e as meninas ficaram aterrorizadas e correram, acharam que era um cadáver. Quando um homem observou logo notou que se tratava de uma réplica humana pela experiência com a arte. O menino até disse para a menina que ela não deveria ver aquilo pois isso iria arruiná-la internamente.
O tamberan é na verdade o som das flautas, dos gongos, um conceito geral que abarca todo um conjunto de atos místicos.
Durante a segregação (ritual) há comida em abundância. Os homens mais velhos caçam para os noviços e alimentam-nos bem. Esse é o período considerado magicamente estimulador do crescimento, é a única época, em toda vida magra em alimentação em que os meninos arapesh engordam bastante. Para as mulheres isso é tudo um mistério masculino, elas preferem não manter-se distante.
Até o castigo em Arapesh não se tem o motivo real de castigar ou atormentar, mas para estimular o crescimento.
Na cerimônia, são submetidos numa cerimônia divinatória onde serão verificados se já tiveram alguma experiência com sexo (no que é proibido) caso condenado o menino culpado terá que mascar um pedaço de noz que foi posto em contado numa vagina (normalmente na vagina da mulher em que foi escolhida para o casamento futuro)
O pai Arapesh não acredita que seu filho lhe deve respeito por ele ter o gerado, mas sim por tê-lo alimentado. O mesmo com outras pessoas que o alimentaram exige respeito por isso.
CAP 6: O CRESCIMENTO E O NOIVADO DE UMA MENINA
Como dito no cap anterior a revindicação de um pai com o seu filho não é por tê-lo
...