Aspectos Introdutórios Da Contabilidade
Artigo: Aspectos Introdutórios Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tobata • 5/10/2013 • 4.244 Palavras (17 Páginas) • 833 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Conceito, objeto e objetivo da CONTABILIDADE. 4
2.2 escrituração contábil 5
2.3 A contabilidade na Gestão empresarial 5
2.4 demonstraçõs contabéis – balanço patrimonial e demostração do resultado do exercicio 6
2.4.1 Balanço Patrimonial 6
2.4.2 Demonstração do resultado do exercício 6
2.5 a missão da empresa 7
2.6 a visão empresarial 8
2.7 Processo adiministrativo 9
2.7.1 Planejar 9
2.7.2 Organizar 9
2.7.3 Dirigir 10
2.7.4 Controlar 10
2.8 ambientes das organizações 10
2.8.1 Ambiente-tarefa 11
2.8.2 Macro ambiente 11
2.9 aspectos juridicos relevantes para o profissional da contabilidade 12
2.10 principais operações matemáticas 14
3 CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade é um importante provedor de informações para a avaliação do desempenho empresarial, e que tradicionalmente as empresas utilizam essa ferramenta para avaliar o desempenho da sua gestão, o que tem revelado incontestável importância na gestão empresarial. Cabe à contabilidade ter ações e identificação das mudanças que ocorrem no ambiente empresarial, de modo que os eventos contábeis sejam registrados da forma adequada, que sejam adotadas medidas para que haja flexibilidade na base de dados contábeis, e que suas informações possam atender as novas finalidades. Com a frequência com que ocorrem mudanças no ambiente empresarial, constantemente os tomadores de decisão veem-se diante de novas demandas também em termos de informação. A contabilidade precisa se adequar a essas necessidades, já que cabe a ela o provimento de uma parte importante das informações necessárias para o tomador de decisão conduzir as suas ações do dia-a-dia e as ações estratégicas, de longo prazo, de sua organização.
Como sabemos a contabilidade é parte integrante das ciências mais antigas do mundo e desde o seu inicio que tem como finalidade o patrimônio, assim ao longo dos anos a contabilidade tem se modificado e adaptado às mudanças ocorridas na sociedade. Assim também tomando os devidos cuidados com os ambientes organizacionais tais como o ambiente geral e o ambiente de tarefas.
Assim podemos perceber que a contabilidade não é somente uma ciência que estuda os números, mas que abrange todos os aspectos da vida humana, não ficando essa ciência restrita somente em empresas, mas para todas as pessoas que se interessem por informação. Neste estudo vamos aprofundar vários aspectos da contabilidade, tais como sua importância na gestão empresarial, o que ela pode contribuir para a administração, orientar seus usuários nos itens jurídicos que hoje mais incidem no dia-a-dia das empresas e efetuando os cálculos essenciais para a tomada de decisões das organizações.
Nesse trabalho vamos ver alguns aspectos introdutórios que possam nos dar a base que precisamos. Então vamos lá, nos aprofundar nesse fascinante mundo da Contabilidade.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE.
De forma pragmática, a Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro dos atos e fatos de uma administração econômica, servindo como ferramenta para o gerenciamento da evolução do patrimônio de uma entidade e, principalmente, para a prestação de contas entre os sócios e demais usuários, entre os quais se destacam as autoridades responsáveis pela a arrecadação de uma nação ou região. O I Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado em setembro de 1924, aprovou a primeira definição oficial de contabilidade no Brasil, dispondo o seguinte:
“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativo aos atos e fatos da administração econômica”. Francisco D’Auria (1962), por sua vez, assim a define:
“A ciência que estuda, registra e controla o patrimônio e as mutações que nele operam os atos e fatos administrativos, demonstrativos no final de cada exercício social o resultado obtido e a situação econômico-financeira da entidade”.
Do sumo desses conceitos, pode-se afirmar que a contabilidade tradicional é um sistema de informação e avaliação, destinado a prover seus usuários com demonstraçõese analises de natureza econômica, financeira física e de produtividade, decorrentes dos fatos e atos jurídicos praticados pela empresa.
O objeto da contabilidade é o patrimônio, que corresponde ao conjunto de bens, direitos e obrigações referentes à azienda. Por azienda, entende-se toda entidade organizada passível de ter um patrimônio (bens, direitos e obrigações), ou seja, são pessoas jurídicas com fins lucrativos, empresas informais, entidades sem fins lucrativos, empresas publicas, pessoas físicas e etc.
O objetivo da contabilidade é analisar, mensurar, registrar e controlar o patrimônio; fornecer constantemente informações sobre o patrimônio aos seus usuários. A contabilidade tem o patrimônio das empresas como seu objeto de estudo e o seu objetivo é revelar como se encontra e quais os fatores que proporcionaram mutações ao mesmo, fornecendo assim, informações úteis à tomada de decisões. O dever de demonstrar a situação do patrimônio e o resultado do exercício de forma clara e precisa, e rigorosamente de acordo com os conceitos, princípios e normas básicas é da contabilidade. O resultado apurado deve ser economicamente exato. O objetivo básico dos demonstrativos financeiros é prover informações úteis para a tomada de decisões econômicas.
2.2 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
Representa o registro de todas as movimentações ocorridas na empresa, de acordo com o Método de Partidas Dobradas, Plano de Contas e demais normas envolvidas. Realizada no Livro Diário e Livro Razão.
...