Aspectos Introdutórios Em Ciências Contábeis
Casos: Aspectos Introdutórios Em Ciências Contábeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leticiawg • 23/4/2014 • 9.329 Palavras (38 Páginas) • 286 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONCEITOS BÁSICOS DE CONTABILIDADE 4
2.1 OBJETO DA CONTABILIDADE 4
2.1.1 Definição de Patrimônio 4
2.1.2 Componentes Patrimoniais 7
2.2 FINALIDADE DA CONTABILIDADE 7
3 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL 9
3.1 ASPECTOS LEGAIS 9
3.2 MÉTODOS DE ESCRITURAÇÃO 10
3.3 LIVROS DE ESCRITURAÇÃO 10
3.4 REGIMES DE ESCRITURAÇÃO 13
4 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL 15
5 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 17
5.1 BALANÇO PATRIMONIAL 17
5.1.1 Conceito 17
5.1.2 Obrigatoriedade 17
5.1.3 Exercício Social 18
5.1.4 Estrutura do Balanço Patrimonial 19
5.2 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 21
6 MISSÃO DA EMPRESA 24
7 VISÃO DA EMPRESA 25
8 PROCESSO ADMINISTRATIVO 27
8.1 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 27
9 AMBIENTE ORGANIZACIONAL 31
9.1 INTRODUÇÃO 31
9.2 A EMPRESA E SEU AMBIENTE GERAL E AMBIENTE DE TAREFA 31
9.3 ANÁLISE DO AMBIENTE 33
10 ASPECTOS RELEVANTES PARA O PROFISSIONAL CONTÁBIL 34
10.1 INTRODUÇÃO 34
10.2 A INTERPRETAÇÃO CIENTÍFICA DAS NORMAS JURÍDICAS 35
10.3 DAS PERÍCIAS CONTÁBEIS 36
11 MATEMÁTICA NA CONTABILIDADE 37
12 CONCLUSÃO 38
REFERÊNCIAS 39
1 INTRODUÇÃO
Você verá neste trabalho a importância de se estudar os conceitos da contabilidade. Como é ampla esta profissão e mostrar a quem possa interessar um pouco do que é a contabilidade na prática, dentro das empresas. Serão mostrados também que não só a disciplina de contabilidade básica é importante para essa formação acadêmica, várias outras disciplinas também estão de alguma maneira interagidas dentro da contabilidade como o Direito, a Administração e a Matemática.
2 CONCEITOS BÁSICOS DE CONTABILIDADE
Segundo Hilário Franco (1990), “Contabilidade é a ciência que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.”
Pela amplitude do campo de atuação da Contabilidade, os conceitos apresentados podem ser os mais variados possíveis e devem trazer implícitas as preocupações com os campos sociais e ecológicos, além, obviamente, dos aspectos econômico-financeiros que são resultados do movimento da riqueza aziendal.
2.1 OBJETO DA CONTABILIDADE
Todos os escritores, escolas do pensamento contábil, correntes e doutrinas definem o PATRIMÔNIO como o OBJETO da CONTABILIDADE.
2.1.1 Definição de Patrimônio
O Patrimônio é definido como sendo o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade.
BENS: São coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetíveis de avaliação econômica.
Sob o ponto de vista contábil, pode-se definir como Bem tudo aquilo que uma empresa possui, seja para consumo, transformação, numerário, de renda, de venda ou troca e fixos.
• BENS DE CONSUMO: São bens não duráveis, isto é, bens que são consumidos imediatamente pela sua utilização. Ex.: Material de expediente, Material de Limpeza. Na contabilidade esses bens são registrados em conta denominada de ESTOQUE ALMOXARIFADO.
• BENS DE TRANSFORMAÇÃO: São bens utilizados na Fabricação de outros produtos. Ex.: A farinha de trigo utilizada pela fábrica de biscoitos. Esses bens são registrados na Contabilidade em conta denominada de ESTOQUE DE MATÉRIAS-PRIMAS.
• BENS NUMERÁRIOS: São os bens já convertidos em espécie. Ex.: Dinheiro em Caixa ou Banco.
• BENS DE RENDA: São os investimentos efetuados em ativos que, embora não sejam utilizados pela entidade para realização do seu objeto social, geram rendas secundárias. Ex.: Ações de Coligadas, Imóveis não de uso, etc. Esses bens são registrados na contabilidade, geralmente, em contas do grupo Ativo Permanente INVESTIMENTO.
• BENS DE VENDA: São bens produzidos para venda ou adquiridos de terceiros para revenda. Ex.: Produtos Acabados, Mercadorias.
• BENS FIXOS: São bens duráveis que a entidade utiliza na sua estrutura com a finalidade de, através do seu uso, realizar o seu objeto social. Ex.: Veículos, Móveis e Utensílios, Imóveis, Instalações Fabris, etc. Esses bens são contabilizados em contas do grupo Ativo Permanente IMOBILIZADO.
Os bens podem ser classificados segundo o modo como são considerados. Neste caso, a classificação os divide em:
• BENS MATERIAIS;
• BENS IMATERIAIS.
BENS TANGÍVEIS, CORPÓREOS OU MATERIAIS, como o próprio nome diz, são aqueles que possuem corpo, matéria. Por sua vez, dividem-se em:
a. Bens móveis: os que podem ser removidos do seu lugar. Exemplos: mesas, veículos, máquinas de escrever, dinheiro, mercadorias etc.;
b. Bens imóveis: os que não podem ser deslocados do seu lugar natural. Exemplos: casas, terrenos, edifícios etc.
BENS INTANGÍVEIS, INCORPÓREOS
...