Atividade de Autodesenvolvimento: Sociologia de Weber
Seminário: Atividade de Autodesenvolvimento: Sociologia de Weber. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariaelisabethme • 21/11/2013 • Seminário • 649 Palavras (3 Páginas) • 366 Visualizações
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Fundamentos Sociológicos da Educação apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da professora tutora Carla Matie de Jesus Egi.
Anhanguera Educacional
2013
SUMÁRIO
Nº Página
1 Introdução
4
2 Desenvolvimento
5
3 Considerações Finais
6
4 Referências bibliográficas
7
1- Introdução
Segundo Alonso Bezerra ( PLT ),a sociologia de Weber traz questões importantíssimas do ponto de vista filosófico, antropológico e para a psicologia.
Neste trabalho o objetivo é mostrar o que Max Weber apontou como a educação constituida por um carater institucional, racional e burocrático,apresentarei baseado na teoria de Weber como se comporta o professor neste modelo de escola baseada no fornecimento educação especializada – burocrática ou de treinamento. Apresentarei a importancia da atitude do professor na medida em que o aluno se encontra em processo de formação.
2- Desenvolvimento
Passo 1
Weber quis dizer que a educação constituída por um caráter institucional, racional e burocrático, impede com que o aluno cresça, ou que ele tenha liberdade maior .O professor não se preocupa em fazer com que o aluno aprenda e sim desempenha um papel de treinador, e nesse caso o aluno não progride ele decorre apenas aquilo que é passado ,ele não é capaz de refletir sobre o mundo que o cerca, sendo assim ele é treinado. Neste caso segundo Weber sobressai nessa relação, apenas o burocrático – disciplinador.
Passo 2
Infelizmente ainda há professores que adotam uma postura de ensinar muitas vezes ditatorial, que pelas diferenças dos alunos, não se preocupando se ele compreendeu ou não, e impedem com que ele exponha seu ponto de vista, em assuntos que deveriam ser discutidos pelo próprio aluno. No ponto de vista de Max Weber, o professor deveria propor algo que incentivasse a reflexão, ou seja o professor adquire um papel fundamental para a formação do aluno, priorizando sua independência de reflexão sobre o mundo que o cerca dando lhe a capacidade de questionar e afirmar, e oferecer condições de construir crenças e proposições condizentes com suas características. O professor deve usar metodologias diferentes para ensinar, pode até expressar suas ideias, mas manter
...