Atividade Avaliativa Sociologia
Exames: Atividade Avaliativa Sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dawid • 5/11/2013 • 461 Palavras (2 Páginas) • 766 Visualizações
atividades avaliativas de sociologia
1) A teoria maxista da “mais-valia” valor excedente produzido pelos operários e não pago, como seria devido, pelos empresários, que também pode ser compreendida da seguinte forma: Um funcionário de uma determinada empresa, trabalha 8 horas por dia, só que, para a empresa ele precisa trabalhar ,exemplo, 3 horas para cobrir os gastos que a empresa tem com ele e as outas 5 horas trabalha para dar lucro a essa empresa, não recebendo pelas horas excedentes.
2) Não acredito que essa seja a vontade de Deus ,muito menos que uns merecem mais que os outros, somos desiguais, diferentes, por razões naturais, mas as formas de organização da sociedade é que determinam a desigualdade social, sabemos então que a desigualdade não são naturais, não são iguais e também não dependem de Deus, podemos afirmar que é mentira que alguns são ricos porque merecem ou que são melhores que os outros e nasceram com dom para mandarem e serem ricos ,enquanto os pobres nasceram destinados a pobreza e que são pobres porque merecem.
3) O termo indústria cultural foi criado em 1947 pelos filósofos alemães Theodor Adorno (1903- 1969) e Max Horkheimer (1895-1973),l com os jornais sendo produzido em grande quantidade em função da mecanização facilitando o aceso à comunicação ,com os jornais publicando crónicas, notícias e até mesmo adiantando os capítulos que passariam nas novelas da televisão e com isso se produzia cultura ,e com o uso da comunicação em grande massa, surge a origem da “indústria cultural”. O Capitalismo utiliza os meios de comunicação e define estratégias e ferramentas para vender cultura e arte como se fosse pasta de dente ou sapatos, ou seja, cultura e arte seriam produtos como qualquer outro.
4) No mundo contemporâneo, a tecnologia está em alta e isso exige mais que os trabalhadores estudem mais, se preparem , busquem por profissionalizações mais aprofundadas, para que esses trabalhadores não venham se precarisar, isso por que, o mercado de trabalho esta muito competitivo. A precarização do trabalho significa quebra dos direitos trabalhista, podemos considerar em um simples raciocino de que enquanto o operário visa melhores salários e condições de trabalho, os empresários visam o aumento de seus lucros e expansão de suas empresas, esse aspecto é discutido entre empresários e trabalhadores, acerca das questões salariais, jornadas de trabalho, geração de emprego, participação em lucros, condições de segurança, planos de carreira, entre tantos outros aspectos ligados aos direitos trabalhistas adquiridos ao longo do século XX. Na verdade é uma luta dos trabalhadores para não perderem seus direitos. Nesse contexto, quem fica sem emprego engrossa as filas do “desemprego estrutural”, não tem proteção social, não encontra mais trabalho e perde no econômico, no social e no psíquico.
...