Atps De Contabilidade De Custos 5º Semestre
Trabalho Escolar: Atps De Contabilidade De Custos 5º Semestre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: selmabueno • 23/9/2013 • 1.076 Palavras (5 Páginas) • 2.395 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. CONTABILIDADE DE CUSTOS, FINANCEIRA E GERENCIAL 4
3. QUANTO CUSTA UM FUNCIONÁRIO NO BRASIL? 8
4. CUSTO FIXO, LUCRO E MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO 9
5. PONTO DE EQUIBLÍBRIO 10
6. CONCLUSÃO 11
7. REFERÊNCIAS 12
1. INTRODUÇÃO
Esse trabalho relaciona-se com a importância da Contabilidade de Custos que traz para as empresas e seu controle de gastos com a produção.
Seu uso é de vital importância, principalmente na área gerencial, pois se torna um instrumento que possibilita o planejamento e controle nas tomadas de decisões, sendo que, a partir do momento que se consegue mensurar o quanto custa à produção de uma determinada mercadoria, avaliando-se o custo dela, também se consegue mensurar o próprio ganho.
Para isso será utilizado como exemplo uma empresa fictícia que produz dois produtos, onde serão colocados em planilhas e analisados seus custos envolvidos na produção, desde as matérias-primas até os custos indiretos de fabricação. Também será abordado o gerenciamento de margens de lucro, quantidades de venda para equilíbrio financeiro e preço de venda do produto.
2. CONTABILIDADE DE CUSTOS, FINANCEIRA E GERENCIAL.
Segundo Martins (2003), até a Revolução Industrial só existia a Contabilidade Financeira, desenvolvida na era Mercantilista, que servia somente e para empresas comerciais. Ou seja, o contador só tinha o trabalho de fazer o levantamento do montante pago estocado e colocar o valor na mercadoria. Eram calculados os estoques iniciais somando com a compra do período, menos estoques finais e assim obtinha o custo das mercadorias vendidas.
Com surgimento da produção industrial, foi se aprimorando a maneira de se apurar o resultado, e por sua vez o contador tentava adaptar à empresa industrial os mesmos critérios utilizados na comercial.
Portanto, o custo do produto passou a serem os valores dos fatores de produção utilizados para sua obtenção, sem atribuir aqueles outros que na empresa comercial já eram considerados como despesas no período de sua inocorrência: despesas administrativas, de vendas e financeiras.
E ainda, Martins (2003) acrescenta que a Contabilidade de Custos passou a ser vista como uma eficiente forma de auxílio gerencial, devido ao crescimento das empresas.
A seguir será exposta de forma prática a aplicação dos custos de materiais com uma empresa fictícia:
A Indústria Alimentícia Showdog Ltda., está fazendo um levantamento dos custos dos materiais utilizados na produção de Hot-dog e Hot-chiken, como demonstra as planilhas em anexo:
• FICHAS DE CONTROLE DE ESTOQUE - KARDEX
• MAPA DE APURAÇÃO DE CUSTO DE MATERIAIS DIRETOS E INDIRETOS
• RATEIO DOS CUSTOS DOS DEPARTAMENTOS
• CIF – CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO
3. QUANTO CUSTA UM FUNCIONÁRIO NO BRASIL?
No Brasil, quando uma empresa contrata um funcionário, o valor dos encargos sociais são superiores ao dobro da remuneração fixada. Por consequências disso muitas empresas preferem contratar pessoas jurídica. Essa preferência deve a vários fatores e um deles e a complexidade e a falta atualização da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Outro ponto é a inversão do ônus da prova na justiça do trabalho, o empregado pode negar qualquer coisa e a empresa que tem provar o contrario. Isso continua inibindo iniciativas de novas contratações. Muitas empresas realmente não se sentem estimuladas a promover novas contratações, e acabam optando por contratar prestadores de serviços.
No Brasil mais de 50% dos trabalhadores não tem suas carteiras registradas são milhões de pessoas trabalhando na informalidade. Por tanto enquanto o funcionário continuar caro para as empresas o emprego formal no Brasil continuara em queda, e as empresas continuaram optando por pessoas jurídicas.
Segue modelo da empresa fictícia Indústria Alimentícia Showdog Ltda.:
• DISTRIBUIÇÃO DOS SALÁRIOS
...