Aula Tema 2
Casos: Aula Tema 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rtms1988 • 5/6/2014 • 304 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
AULA TEMA 2
TEORIA GERAL DO ESTADO
PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO
Nome: Roberta Trevisan Marques de Souza RA: 6451315577
Ao entender as reais diferenças entre os regimes, responda a seguinte pergunta:
1- Se tivesse que escolher entre o presidencialismo e o parlamentarismo nos dias atuais o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.
Para o parlamentarismo deveria previamente ser analisado em qual sistema o regime estará contido. Pois o sistema monárquico além de possuir um chefe de estado conta com um outro personagem que é o chefe do governo. Mas, se tratando em sistema de governo democrático o chefe do estado e do governo será a mesma pessoa, o primeiro-ministro. No parlamentarismo o primeiro ministro não é escolhido pela população e sim pelos parlamentares.
No entanto, o regime presidencialista se harmoniza apenas com o sistema republicano (Regime político que significa que a coisa pública a todos pertencem e por todos será administrada, mediante a representação do povo por tempo determinado, visando o interesse comum.).
O parlamentarismo teoricamente seria o melhor para a sociedade. Desta forma seria eleito por parlamentares eleitos pelo povo que elegem o primeiro ministro.
Já no presidencialismo se entra um presidente que é considerado ruim pela população e ela por ter votado nesse presidente tem suportar as consequências por ter votado em alguém por ter sido iludido até ao fim do seu mandato. O sistema presidencialista, no caso, detém certos tipos de poderes e muitas pessoas da sociedade concluem que vivem uma ‘‘ditadura’’.
No governo o sistema parlamentarista ao contrário torna o executivo e o legislativo juntos. Um depende do outro. Onde o governo precisa do primeiro ministro como a maioria do congresso, onde a opinião do povo para permanecer. E ainda no parlamentarismo tem mais legitimidade porque as decisões não ficam só com uma pessoa.
...