Aula Tema 3: O Indivíduo E A Sociedade
Ensaios: Aula Tema 3: O Indivíduo E A Sociedade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: RenatoCesar • 29/3/2014 • 537 Palavras (3 Páginas) • 431 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Ciências Sociais
Renato César de Oliveira 6450289106
Atividade de Autodesenvolvimento
Aula tema 3: O indivíduo e a sociedade
2013
ANHANGUERA EDUCACIONAL
1- Introdução
As considerações feitas por indivíduos de povos distintos são extremamente influenciadas pela maneira como foram socializados, ou seja, inseridos na sociedade, e carregam uma grande carga de conceitos e preconceitos do que é certo e errado, bonito ou feio, aceitável ou inaceitável.
Os ser humano é provido, individualmente, do seu grau de cultura, pois nele estão incorporadas características de criação e formação social, econômica, física e psicológica, que podem interferir na compreensão das diferenças de hábitos e costumes de sociedades diferentes àquela em que foi formado.
Os hábitos e costumes, a religião, a política e as formas de pensar e de agir, interferem na ação e na compreensão das “regras” de outros povos e classes sociais.
Temas normais para determinadas sociedades, podem ser de extrema dificuldade de compreensão para outras e objeto de discussão sobre a sua legitimidade.
2- Desenvolvimento
A circuncisão feminina, tema desta atividade, é polêmica para os conceitos de sociedades fudamentalmente religiosas e que foram “educadas”, secularmente, para a proteção e procriação da vida e do ser humano (mulher), compreendendo-a como genitora e dentro dos preceitos religiosos, como detentora da graça da vida.
Arraigados sentimentos, que certamente o povo de Uganda, desde os primórdios, não recebeu como verdadeiros, tornando-se portanto, a circuncisão feminina, prática para muitas etnias, não transgredindo, segundo seus hábitos, nenhuma regra ou ofendendo nenhum padrão mundialmente regulamentado.
Pois que regulamento mundial havia nos primórdios a respeito desta prática, se sequer era conhecida?
Quais os motivos que levaram estas etnias à prática?
Fome, promiscuidade, doenças, poder pelo poder?
Hoje, no entanto, com o advento da comunicação cada vez mais veloz, algumas sociedades, ao tomar conhecimento, apressam-se em julgar as atitudes de povos, aos quais não conhecem no sentido mais amplo da história, esquecendo-se de que essas sociedades mantém relações de formação cultural intrínsecas, próprias, particulares.
Para obter subsídios necessários para um posterior julgamento, necessário se faz conhecê-las, pesquisá-las, compreendê-las e então fundamentar o julgamento, se é que lhes caberá julgamento.
Marginalizar os modos de agir e de pensar não é prerrogativa de nenhuma sociedade, por mais poderosa e abastada
...