Ações e atividades DESENVOLVIDAS
Tese: Ações e atividades DESENVOLVIDAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 87524698 • 25/10/2013 • Tese • 10.937 Palavras (44 Páginas) • 645 Visualizações
UNIVERSIDADE UBERABA – UNIUBE
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PÓLO DE JUAZEIRO (BA)
REGINA LÚCIA ALVES F. DE ARRUDA
RELATORIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EM SERVIÇO SOCIAL
Juazeiro – BA
2013
REGINA LÚCIA ALVES F. DE ARRUDA
RA:1048793
RELATORIO FINAL DE ESTAGIO SUPERVISIONADO II EM SERVIÇO SOCIAL
Relatório de Estágio Supervisionado apresentado como requisito para fins avaliativos da disciplina Estágio Supervisionado I, do curso de Bacharelado em Serviço Social, 5ª Etapa, circuito 11.
ORIENTADOR (A): Supervisora Acadêmica Eucilene Rodrigues Pita.
Juazeiro – BA
2013
IDENTIFICAÇÃO
Aluna: Regina Lúcia A.F. de Arruda
R.A: 104879-3
Carga horária do Estágio Supervisionado I em Serviço Social:
Período de realização do estágio:
Instituição: Casas de Passagens (Rosa Menina e Merce de Amor)
Endereço: Rua do Cajueiro, s/n
Supervisor de Campo: Cicero de Brito Monteiro
CRESS: 7852/Ba
E-mail: Cícero.monteirobrito@hotmail.com
Supervisor Acadêmico: Eucilene Rodrigues Pita
CRESS: 4342/Pe
E-mail: eucilene.pita@gmail.com
DADOS DA INSTITUIÇÃO:
NOME:Casas de Passagens (Rosa Menina e Messe de Amor) CNJP:13.915.632/0001-27 ENDEREÇO: Rua do cajueiro s/nº, Centro
Cidade:Juazeiro/Ba CEP. 48900-000
TEL.: 74 36120330
REPRESENTANTE LEGAL: Rita de Menezes Diniz
E-mail:-rita_d_menezes@hotmail.com
Município: Juazeiro Estado: Bahia
SUMÁRIO
I-INTRODUÇÃO_____________________________________________05
II-DESENVOLVIMENTO________________________________________06
II-1 ORGANIZAÇÃO______________________________________________07
II-AÇÕES E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS_________________________08
03-CONSIDERAÇÕES FINAIS____________________________________09
04-REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS_____________________________10
05-ANEXOS__________________________________________________11
I-INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado II em Serviço Social tem como meta descrever o contexto em que se realizou o projeto de intervenção intitulado: “Berçário Aconchegante” e todas as atividades desenvolvidas durante a realização do mesmo. Estabelecer uma correlação entre a teoria e a pratica da instituição do campo de estágio, origem, os grupos que fazem parte,organização funcional, demandas, objetivos, recursos humanos e financeiros, parcerias e relações interinstitucionais e interdisciplinares, operacionalização, articulação em redes. Posteriormente foi feita uma descrição sobre como o Serviço Social se coloca dentro da instituição,contexto em que surgiu a ideia e escolha da temática do Projeto, a vulnerabilidade dos usuários , perfil e como foram planejadas as atividades para execução do projeto. Em um terceiro momento este relata a participação do estagiário e da equipe interdisciplinar na execução do projeto, objetivos do mesmo e os benefícios gerados para os mesmos.
A experiência de estágio é um momento impar, pois é o momento em que os discentes podem observar a prática de sua futura profissão, possibilitando a concretização da finalização do curso de Serviço Social. O estágio é um espaço privilegiado para o contato direto com os usuários e a Política de Assistência Social, visto que constitui o momento de ampliação de conhecimento e apreensão das técnicas necessárias ao profissional que necessita de um extenso referencial teórico e pratico para interagir com as demandas emanadas diariamente, remetendo sempre efetivo encaminhamento, ou seja, a prática com o respeito à ética profissional e aos direitos dos seus usuários.
II - DESENVOLVIMENTO:
II-1 organização:
Atendimento social – acolhimento e abrigo temporário para crianças e adolescentes vítimas de abandono, violência e negligência familiar; entrevistas; visitas domiciliares; vale-transporte e fotos para documentação; elaboração do plano de ação de cada família; acompanhamento e orientação as famílias; encaminhamento das crianças e adolescentes para adoção ou reintegração a família de origem e acompanhamento dos mesmo.
Contexto em que se desenvolveu o Projeto-Apesar de o Estatuto da Criança e Adolescente-ECA preconizar, que o acolhimento em uma instituição é uma medida provisória e excepcional, a ausência de políticas públicas eficazes, de programas de auxílio às famílias entre outros fatores, leva as crianças e adolescentes a permanecerem por muito tempo abrigados. Sendo que o cotidiano das Casas Messe de Amor e Rosa Menina é permeado de histórias, sentimentos e acontecimentos que abalam o psicológico das crianças e adolescentes
...