BMW Vermelho
Casos: BMW Vermelho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: shyva • 31/5/2013 • 2.490 Palavras (10 Páginas) • 294 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
ADRIANA LOPES SOARES
ANÁLISE DO VÍDEO: BMW VERMELHO
Sete Lagoas
2013
ADRIANA LOPES SOARES
ANÁLISE DO VÍDEO: BMW VERMELHO
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Ciências politicas,Oficina de formação: questão social, Economia politica, Fundamentos historicos e metodologicos do serviço social III.
Orientador(a): Prof(a). Maria Angela Santini, Paulo Aragão, Rodrigo Trigreiro, Sergio de Goes Barboza.
Sete Lagoas
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 02
DESENVOLVIMENTO 03
CONCLUSÃO 07
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 08
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho trará uma abordagem sobre o video do BMW Vermelho que mostra como na nossa sociedade capitalista os valores são relativos , um prêmio que era para ser uma coisa maravilhosa, extraordinária se torna um problema grave para a vida de uma família , que por falta de oportunidade, esquecido pelas camadas da sociedade, que não tem acesso a educação, tecnologia e com aquisição desse bem que ao inves de ajudar, vai se tornar responsável para que a sua situação se torne mais caótica, os desafios de quem mora em áreas de risco, que enfreta as dificuldades para realizar o sonho da casa própria e as contradições sociais entre o sudeste e o nordeste do Brasil, e de como no Nordeste enfrenta a pior seca dos ultimos 50 anos, afetando assim a econômia, os valores imobiliários da terra, e de como podem ter tantas disparidades de valores do sul e sudeste em relação ao norte e nordeste do País de como a situação da seca tem mudado o comportamento das pessoas e das autoridades, e de como a falta de políticas públicas podem gerar muitos problemas sociais, dando conta que as desigualdades sociais estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano e que são capazes de congregar em uma mesma localidade diferentes grupos sociais, com interesse econômicos, politicos e sociais antagônicos .
2. DESENVOLVIMENTO
Se fizermos um paralelo entre a BMW Vermelho que o nosso personagem ganha no sorteio, numa comunidade carente do Rio de Janeiro, sudeste do Brasil, com a realidade de quem vive e tem terras no sertão nordestino, hoje castigado pela seca e pela falta de chuva, tem muita coisa em comum; A realidade em que vive o personagem Odilon (BMW Vermelho) é extremamente precária, ele sofre com a falta de moradia digna, saneamento básico, saúde, segurança, educação, pelo desemprego, e acaba ganhando um BMW, um bem que não pode usufruir e não poderá sanar suas necessidades diante da sua realidade. A incompatibilidade de suas necessidades reais com a oferta, fez com que um grande prêmio, que em outra realidade seria algo extraordinário, se tornasse um prejuízo, um agravamento para sua vida.
A realidade social de quem mora no sertão nordestino também é muito difícil, enfrenta muitas dificuldades. E é neste contexto que encontramos a nossa segunda personagem, que terá o nome modificado por questões de ética. Maria é uma nordestina que vive hoje no sudeste do Brasil, no estado de Minas Gerais, mais precisamente na região metropolitana, e enfrenta muitos desafios para sobreviver, trabalha muito, paga aluguel exorbitante, postos de saúde sempre lotados, enfrenta os desafios do transporte público, mas o principal problema realmente é a moradia “O Sonho da Casa Própria”; Maria então herdou do seu pai lá no sertão nordestino uma grande quantidade de terras, entre elas muitos lotes, mas da mesma forma do Odilon, ela literalmente herdou o BMW, pois as terras do sertão nordestino são pouco valorizadas e as pessoas tem pouco poder econômico, pois desde 2010 atravessa uma crise profunda pela falta de chuva e seca que devasta a região, como vimos na reportagem “Diária da Seca” do Carlos Dorneles no Jornal da Record que mostra a dificuldade do povo nordestino na pior seca dos últimos 50 anos. Diante dessa situação que o Governo Federal tem criado uma rede de proteção para o produtor rural, para amenizar o caos e a tragédia que tem vivido o povo nordestino, o bolsa estiagem e o bolsa família, mas isso só ameniza um pouco do sofrimento, pois a redução de 710 mil cabeças de rebanho bovino - sendo que 150 mil morreram e o restante foi abatido precocemente. A bacia leiteira estadual sofreu queda de 72% na sua produção. E isso tem levado muitas famílias ao desespero.
A rede de proteção social que inclui programas de transferência de renda dos governos federal e estaduais tornou menos dramáticos os impactos da seca no cotidiano da população do Nordeste, mas ainda é incapaz de impedir que a economia local entre em verdadeiro colapso durante períodos de longa estiagem. A avaliação é de pesquisadores e autoridades ouvidas pela reportagem, que identificou em Pernambuco, Bahia e Alagoas uma realidade atenuada, porém, ainda bastante difícil para o sertanejo que enfrenta a maior seca das últimas décadas na região.
Na terça-feira passada, em visita a Fortaleza (CE), a presidente Dilma Rousseff afirmou que, graças às
...