Black Bloc
Ensaios: Black Bloc. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunaols • 28/5/2014 • 1.273 Palavras (6 Páginas) • 362 Visualizações
Significado da denominação:
Black Bloc, denominação de origem inglesa, cujo significado é Bloco Negro, é o nome dado a uma tática de ação direta, de corte anarquista, empreendida por grupos de afinidade que se reúnem mascarados e vestidos de preto, para protestar em manifestações de rua, utilizando-se da propaganda pela ação para desafiar as forças da ordem, é basicamente um grupo ativista de estrutura efêmera, informal, não hierárquica e descentralizada.
Quando surgiu a tática Black Bloc:
A tática Black Bloc surgiu na Alemanha na década de 1970. Militantes autonomistas desfilaram com o corpo e o rosto coberto de preto para se defender dos ataques da polícia. Por causa do visual do grupo a imprensa alemã o batizou de “Schwarzer Bloc” (Bloco Negro, em alemão). Daí em diante a tática passou a fazer parte dos protestos alemães, e sua função original era de servir de força de autodefesa contra os ataques policiais às ocupações. A tática se espalhou se espalhou Europa chegando aos Estados Unidos em meados dos anos 80 como forma de protesto contra os esquadrões da morte que o governo americano financiava em El Salvador.
Em Seattle, nos anos de 1990 o Black Bloc se organizou para participar das manifestações contra a OMC (Organização Mundial do Comércio). Até então desconhecidos pela grande maioria do público, os Black Bloc ganharam projeção mundial. A tática era usada para defesa contra a repressão policial, mas a partir das manifestações em Seattle, tornou-se também uma forma de ataque, passaram a realizar ataques seletivos contra símbolos do capitalismo global.
No Brasil, essa maneira de agir em manifestações e protestos ganhou destaque dentro dos movimentos antiglobalização, na virada da década de 1990 para 2000. Mas, coma onda de protestos que se desencadearam em julho de 2013, a tática Black Bloc, até então desconhecida pela maioria do povo brasileiro ganhou força, gerou muita polemica e chocou grande parte da população. Não é, entretanto, um movimento de organização única, em uma mesma manifestação, por exemplo, pode haver grupos distintos com organizações e táticas diferentes.
Proposta do Black Bloc:
O Black Bloc defende a ideologia anarquista, ou seja, os valores sociais e políticos dominantes no Mundo Moderno são negados (o Estado Laico, a Ordem, a Religião, a propriedade privada, etc). Eles andam na contra mão do capitalismo e da globalização, a insatisfação com o Governo e a economia impulsiona o movimento.
O Black Bloc possui uma estrutura horizontal, ou seja, não existe um líder ou representante, suas manifestações são marcadas por atos de vandalismo, depredação a patrimônios públicos e privados e confronto com a força policial.
Requisitos para ser membro:
O Ativismo Black Bloc geralmente é formado por anarquistas e integrantes de Movimentos afins (anticapitalismo e antiglobalização), para ser membro buscam por pessoas com os mesmos ideais, que enfrentem o Poder por algo que eles acreditam estar certo, ou seja, aqueles que não desejam ser oprimidos, nem desejam serem opressores, por aqueles que anseiam por liberdade.
Onde existem no Brasil:
O Movimento Black Bloc está espalhado por vários Estados brasileiros, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Caxias do Sul, Minas Gerais, Ceará, entre outros. Seus seguidores tem se agrupado pelas redes sociais, são postadas diariamente imagens de protestos e de ações contra a polícia, além de manuais de como proceder nas manifestações.
Opinião da sociedade sobre as ações dos Black Blocs:
Apesar de o Ativismo Black Bloc possuir um número considerável de integrantes, a maior parte da população não concorda com a maneira com que eles agem, pois os consideram como um movimento fora de controle, que só traz danos e desordem à sociedade.
Estratégia do Poder Público para inibir as ações criminosas dos Black Blocs:
Para inibir as ações de vandalismo dos Black Bloc o Governo está investindo cada vez mais em tecnologias e equipamentos para a proteção dos policiais e dos próprios manifestantes, como no caso das granadas térmicas de gás lacrimogêneo ou de efeito moral que foram substituídas por outras com a mesma finalidade, que explodem em 2.5 segundos depois de lançadas, sem soltar estilhaçados.
O Poder Público está fazendo um inquérito para apurar a eventual existência de crime e organização criminosa, buscando apurar todos os fatos, identificar os participantes e submeter esse conjunto de provas ao sistema de justiça. Cerca de 40 pessoas são investigadas pela policia civil por suspeita de participarem da tática Black Bloc em manifestações violentas, segundo o diretor do Departamento Estadual de Investigação Criminal, o delegado Wagner Guidice, declarou que os
...