Bullying
Por: Renata Soares • 14/11/2015 • Relatório de pesquisa • 323 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
A violência na escola é caracterizada pelo bullying e/ou qualquer outra agressão física ou psicológica manifestada dentro do ambiente escolar. Estas ações podem acarretar consequências permanentes a vitima, que muita das vezes é subjugada pela sua aparência física ou ao intelecto. A violência dentro da escola reflete a violência que assistimos e sofremos diariamente nas ruas.
Na maioria dos casos de bullying a vitima não sabe como reagir ou se defender, o que se torna um passaporte para que as ofensas se tornem mais frequentes e intensas. Os alvos são os indivíduos mais quietos, que já tem tendência a se isolarem e que também cedem às agressões.
Quantas vezes já não vimos dezenas de pessoas gritando em volta de duas meninas se batendo, vem aqui sua nojenta, vou “acabar” com você, eram frases que expeliam repetidas vezes. O bullying não é a única forma de violência a se manifestar dentro da escola, convivemos com casos onde os alunos além de se agredirem entre si, acabam atingindo funcionários e ate mesmo seus professores. Eventos como brigas e furtos se tornaram casos corriqueiros nos cotidianos escolares, banalizando qualquer proposta de solução.
Além de tudo, ainda pode-se caracterizar-se como violência escolar as famosas senas de depredação ou vandalismo aos bens da escola. Esse tipo de violência tem diversos reflexos, como as violências no ambiente interno e em volta da escola, o funcionamento e as relações sociais na escola, problemas psicológicos ou trazidos de casa, alto índice de criminalidade no local onde moram, entre muitos outros.
Nessas condições não podemos esperar menos do que atitudes de amplitudes estruturais nas escolas e de implantação de campanhas de conscientização, com a realização de palestras contra a violência e grupos de apoio à vítima, que deve ser incentivada a denunciar as agressões.
...