Buscamos a Verdadeira Inclusão
Por: vitiiimaa • 22/9/2018 • Relatório de pesquisa • 402 Palavras (2 Páginas) • 98 Visualizações
Buscamos a verdadeira Inclusão
No Brasil hoje em dia, há milhares de pessoa com deficiência e acabam sofrendo uma discriminação seja até mesmo no mercado de trabalho, na escola e na sociedade nas ruas. E esse processo de exclusão social é não é recente, antigamente essa exclusão eram bem piores conforme o tempo foi se passando, a sociedade foi compreendendo as necessidades do deficientes porem ainda não podemos chamar de inclusão o que verdadeiramente ocorre nos dias de hoje.
A sociedade inabilita os portadores de deficiência, marginalizando e o privando da liberdade, não tem o verdadeiro respeito que merece, não tem o atendimento especializado, sempre sendo alvos de preconceitos.
Nos últimos anos, vemos algumas ações educacionais visando a inclusão dessas pessoas com algum tipo de deficiência ou necessidade especial tentando resgatar o direito a e humanização do ser humano e possibilitando o seu total desenvolvimento. A política nacional e internacional vem buscando uma formação e tentando compreender a real necessidade da pessoa com deficiência fazendo conferencia mundial da educação especial em Salamanca na Espanha.
O conceito de integração teve bastante forca no século XX, na década de 60 que praticamente modificava a pessoa com necessidade especiais, forçando uma identificação com as demais cidadoas sendo inserida na sociedade. A integração constituía de uma forma que identificava o foco que havia de ser mudado naquele sujeito, para que construísse um processo de “normalização” pessoa com deficiência. Esse conceito não dava a devida importância e não considerava as diferenças entre os seres, vamos dizer que era uma forma de administrar o convívio social, causando uma determinada inferioridade do deficiente.
Já a inclusão social é uma proposta que envolve duas direções envolvendo junto a pessoa com necessidades educacionais especiais e os atos á sociedade. A inclusão conta com influencias assertivas e de bastante desenvolvimento de ambas as partes, a maneira e o estilo de aprendizagem é voltado e estudado para o aluno seja no processo de desenvolvimento do sujeito e no processo de reajuste da realidade social.Com isso a educação inclusiva atua adequando e tornando acessível a todos nos âmbitos físicos, materiais, sociais e humanos.
REFERENCIAS
MACIEL, Maria Regina Cazzaniga. Portadores de deficiência: a questão da inclusão social. São Paulo em perspectiva, v. 14, n. 2, p. 51-56, 2000. < > Acesso em 19/09/2018.
ARANHA, Maria Salete Fábio. Integração social do deficiente: análise conceituale metodológica. Temas em psicologia, v. 3, n. 2, p. 63-70, 1995. <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-389X1995000200008> Acesso em 19/09/2018.
...