CIENCIAS CONTABEIS
Ensaios: CIENCIAS CONTABEIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MichelFassina • 21/4/2014 • 3.529 Palavras (15 Páginas) • 309 Visualizações
Universidade Anhanguera
Polo São José dos Campos
Curso Administração
2ª série – Teorias da Contabilidade
Carla Karoline da Silva Pinto RA: 6729330721
Flavio Alves da Silva RA: 6945442843
Helen Rafaela R. dos Santos RA: 6505244213
Liliane Silva Oliveira Siqueira RA: 7980700171
Michel Rogerio Fassina RA: 7372569492
Raquel Oliveira de Lima RA: 7249609330
Atividades Práticas Supervisionadas - Trabalho apresentado à Universidade Anhanguera como exigência parcial da avaliação semestral no Curso de Administração 2ª série da Matéria Ciências Sociais, sob orientação da Professora Raquel Mario.
ATPS – Ciências Sociais
Tutor a Distância Raquel Mario
São José dos Campos
2013
Universidade Anhanguera
RESUMO
Esse trabalho foi desenvolvido pelo grupo com o objetivo de compreender o surgimento das ciências sociais, assim obtendo uma melhor compreensão dos fenômenos sociais do nosso cotidiano.
Foram feitas diversas pesquisas em fontes variadas para concluirmos esse trabalho, que nos proporcionou informações mais detalhadas que vão somar em nosso aprendizado, assim, tornando-nos profissionais capacitados para o mercado no futuro.
SUMMARY
This assignment was developed by the group in order to understand the emerging of social science; therefore, understanding the social phenomenon of our daily life.
There have been several researches on various sources to conclude this assignment that provided us more detailed information as an addition to our knowledge; thus, turning us into more skilled professionals to face the market in the future.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 05
1.1. CULTURA 05
1.2. INDIVIDUO 06
1.3. SOCIEDADE 06
2. PROBLEMAS DO COTIDIANA E SUAS SOLUÇÕES 07
2.1. CONSIDERAÇÕES 07
3. INTERAÇÕES SOCIAIS 08
4. DESIGUALDADE SOCIAL 09
4.1. IMAGENS 11
5. EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE: PAJERAMA 12
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
7. BIBLIOGRÁFIAS 15
1. Introdução
Este trabalho tem o objetivo de apresentar as principais características dos agentes de socialização e informar como e qual é a importância do processo de socialização que acontece na infância, onde são introduzidos em nosso aprendizado regras, costumes e crenças que são considerados e estabelecidos pela sociedade como sendo certo ou errado.
Os principais agentes no processo de socialização são: a família que introduz os primeiros contatos sociais; a escola que proporciona o contato e o convívio com mais pessoas, assim interagindo com mais aspectos estabelecidos dentro da mesma comunidade; organizações, onde ele irá se comunicar com os grupos de status que mudam de acordo com a idade e principalmente os meios de comunicações, que com a massificação no acesso a informação, possui um poder jamais visto, pois nos mostra todos os modelos, atitudes e comportamentos que irão influenciar a atitude dos indivíduos dentro da sociedade para o bem ou o mal.
Todos esses agentes são de fundamentais para que se forme a personalidade de cada um e como ele irá relacionar-se com outros indivíduos.
1.1 Cultura
São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquiridos a partir do convívio social. Somente o homem possui cultura, seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de se expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida, tudo aquilo que se resulta da vida humana.
Através da cultura é que o ser humano adquire os conhecimentos necessários à sua sobrevivência física e social. Distinguem-se uns dos outros, pois, o que pode ser sagrado para um, pode ser repugnante para outro. A cultura é transmissível pela herança social e não pela herança biológica. Tudo depende do processo de socialização do indivíduo,e refere-se aos meios de como as gerações mais antigas passam sua cultura para as gerações mais novas.A cultura compreende-se em segundo lugar na totalidade das criações humanas, por isso os animais não tem capacidade de criar cultura.
A cultura pode ser distinguida conceptualmente da sociedade, mas há conexões muito estreitas entre estas noções. Uma sociedade é um sistema de inter-relações que ligam os indivíduos em conjunto. Nenhuma cultura pode existir sem uma sociedade, inevitavelmente, nenhuma sociedade existe sem cultura. Sem a cultura não seríamos de modo algum humanos, no sentido em que normalmente usa-se este termo. Não teríamos uma língua em que nos expressássemos, nem o sentido da autoconsciência, a nossa capacidade de pensar ou raciocinar seria severamente limitada.
1.2 Indivíduo
Pessoa livre, autônoma, consciente do seu "status" e do seu "papel", integra-se naturalmente no corpo social, onde busca realizar-se, consciente dos seus direitos e também de seus deveres. Tanto os indivíduos como os grupos sociais constroem e influenciam na sociedade quanto a sociedade influencia nos grupos e nos indivíduos.
Indivíduo é o produto da sociedade, ele percebe os fatos, aplica nesses fatos os seus valores e obtém seu conhecimento, assim formando a sua
...