CIENCIAS SOCIAIS
Exames: CIENCIAS SOCIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lucassdm • 2/10/2014 • 365 Palavras (2 Páginas) • 191 Visualizações
1) ATIVIDADE ESTRUTURADA:
Atuação do Psicólogo Jurídico na Contemporaneidade
Hoje, o trabalho dos psicólogos no campo jurídico compreende a investigação, em diferentes níveis de complexidade, dos fenômenos psicológicos no âmbito da Justiça e dos exercícios do Direito, prestando serviços de assessoramento direto e indireto às organizações de Justiça e as instituições que cuidam dos direitos dos cidadãos. Compõe, ainda, esse campo, as atividades de pesquisa, ensino e de extensão, em crescimento nas universidades brasileiras.
Na contemporaneidade a Psicologia Jurídica não se restringe na elaboração de psicodiagnóstico, está presente em quase todos os Tribunais de Justiça do país incluindo organizações que integram os poderes Judiciário, Executivo e o Ministério Público, em várias áreas de atuação: Varas de Família, Infância e Juventude, Práticas de adoção, Conselhos Tutelares, prisões, abrigos, unidades de internação, entre outras.
Com a contribuição de psicólogos, dentre outras atividades, são resolvidos conflitos familiares, realizadas adoções, solucionadas disputas de guarda, regulamentadas visitas de pais e avós, interditadas pessoas que não tem capacidade de gerir seus bens, atendidos adolescentes em conflitos com a Lei, acompanhadas execuções de penas, propostas no regime penal dos sentenciados.
BIBRIOGRAFIA: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-juridica/atuacao-do-psicologo-no-campo-juridico
2) CASO CONCRETO:
1- Religiosidade: As diversidades de religiões pelo mundo e a consequência dela na vida em sociedade, ou individual do sujeito nos mostra bem tal coisa. Os gregos antigos, por exemplo, como grande parte das religiões "pagãs" da Europa e da Ásia, tem um modo de pensar não subjetivo e nem individualista, eles veem o mundo como um todo e somente se alcança a realização de espírito por meio do coletivo e não do individual, ou seja, não basta apenas eu praticar o bem para ganhar o "Céu", eu tenho que viver de forma que eu vise o bem comum, e que assim, todos possamos nos realizar espiritualmente. Essa forma coletiva de pensar a religião influencia, e muito, na vida do individuo que a segue, ou seja, segue seus dogmas.
Com o individualismo ocorre o mesmo, e existem várias religiões assim, o grande problema é que estamos naturalizando esse individualismo, e isso é uma péssima decisão, já que futuramente desencadeará às crianças de agora um futuro em uma nação tomada pelo individualismo (mais que atualmente) e eu não vejo isso como uma boa coisa.
...