CIENCIAS SOCIAS
Artigo: CIENCIAS SOCIAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinedp2013 • 18/3/2014 • 4.317 Palavras (18 Páginas) • 179 Visualizações
SUMÁRIO
2 - Cultura, Indivíduo e Sociedade 4
3- A realidade da vida cotidiana e sua existência nos diversos segmentos sociais.....................5
4 - A Classe Operária Vai ao Paraíso 9
5- As interações sociais existentes no mundo atual..................................................................15
6 – Bumbando e Ilha das Flores 17
7 - Pajerama 20
8- Referências Bibliográficas 21
2- Cultura. Indivíduo e Sociedade
Cultura: Amor ao saber; esforço contínuo para desenvolver a educação e proteger os que sobressaem pela inteligência. Conjunto de experiências humanas acumuladas durante muito tempo.
(Minidicionário Sacconi de língua portuguesa)
Cultura: Ato, efeito ou modo de cultivar. O complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições, das manifestações artísticas, intelectuais, etc., transmitidos coletivamente, e típicos de uma sociedade. O conjunto dos conhecimentos adquiridos em determinado campo.
(Dicionário Aurélio – edição especial revisado conforme acordo ortográfico)
Indivíduo: Qualquer ser organizado, em relação à espécie a que pertence; ser humano, considerado particularmente ou em relação a um grupo de pessoas.
(Minidicionário Sacconi de língua portuguesa)
Indivíduo: Pessoa humana, considerada em suas características particulares. Cidadão.
(Dicionário Aurélio – edição especial revisado conforme acordo ortográfico)
Sociedade: Comunidade. Todas as pessoas, coletivamente, vistas como constituintes de uma comunidade. Parceria. Colônia de organismos, geralmente da mesma espécie.
(Minidicionário Sacconi de língua portuguesa)
Sociedade: Agrupamentos de seres vivos que vivem em estado gregário. Grupo de indivíduos que vivem por vontade própria sob normas comuns; comunidade. Grupos de pessoas que, submetidas a um regulamento, exercem atividades comuns ou defendem interesses comuns; grêmio, associação, agremiação. Meio humano em que o individuo está agregado. Contrato pelo qual pessoas se obrigam a reunir esforços ou recursos para a consecução dum fim comum.
(Dicionário Aurélio – edição especial revisado conforme acordo ortográfico).
3-A realidade da vida cotidiana e sua existência nos diversos segmentos sociais
Cada ser humano possui seu lugar no meio ambiente. Cada um com suas determinadas funções e suas respectivas peculiaridades no reino animal. O homem tem uma função importantíssima na sociedade, na racionalidade de seguir regras, viver em conjunto e com normas a serem cumpridas, o homem busca aperfeiçoar seus interesses e isso faz com que sempre dependa das outras pessoas para crescer e se aprimorar na vida.
Ninguém vive sozinho! Todos precisam de uns aos outros para não só sobreviver, mas também para viver. Mas mesmo sabendo desse ponto importantíssimo, há algumas dúvidas frequentes que ainda não foram respondidas: Se o ser é tão dependente de outro ser, porque há tanta desigualdade?
Um caminho proposto para solucionar a dúvida acima é tentar manter em rotina o fato de se preocupar com as outras pessoas, os outros seres. Tentar se colocar no lugar, ter honestidade e ser verdadeiro consigo mesmo e com os próximos.Quando fazemos isso, passamos a ter mais sensibilidade com os fatos que estão ocorrendo à nossa volta, percebemos a necessidade dos outros e as suas dificuldades. Passamos a dar mais atenção e valor ao que está ao nosso redor, sempre pensando no bem alheio.
A sociedade não é perfeita, em volta da mesma encontramos diversos problemas sociais. Entre essas imperfeições, podem ser citados alguns problemas que o ser humano tem bastante conhecimento, mas ainda não encontrou soluções sólidas para a resolução dos mesmos. O desemprego está no topo da pirâmide social, mostrando o quanto a população está carente de conhecimento, no qual faz parte da rede de educação, que é outro problema também importantíssimo.
Hoje em dia, a educação passou a ser desvalorizada, e com isso, os jovens não têm pensado no futuro, causando problemas sociais, individuais e até mesmo ambientais, já que a falta de conhecimento e muitas vezes de interesse, faz com que esses problemas passem despercebidos. Citamos também a distribuição de renda, que atualmente é totalmente desigual, sendo que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza e miséria. Embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimos anos, em função dos programas sociais, ainda vivemos num país muito injusto. Entre os fatores já listados, existem outros que não foram citados, mas não perdem a sua importância.
Devemos ter a consciência desses problemas e de muitos outros existentes, sempre tentando procurar formas e soluções para garantir a melhoria de nossa sociedade. Procurar entender nossas dificuldades e as dificuldades alheias é uma boa solução para driblar esses problemas sociais e tentar manter uma sociedade mais humana, mais justa e mais unida.
Ciências Sociais é o estudo das origens, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas onde se analisa os movimentos e os conflitos populacionais, a construção de identidades e a formação das opiniões. Pesquisa sobre o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas da sociedade, da política e da cultura.
As ciências sociais é um ramo da ciência que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a via social de indivíduos e grupos humanos. Ela permite que se entenda e se analise o comportamento do ser.
Com a leitura do livro, percebemos como o homem constrói a sua realidade e o seu conhecimento. Como ele trata o seu relacionamento dentro da sociedade em que habita. Ele entende a realidade como algo que exista de forma independente, um conjunto de fatos que ocorrem de forma livre que vai de acordo com a vontade do ser.
O entendimento é visto
...