TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIAS SOCIAIS

Projeto de pesquisa: CIÊNCIAS SOCIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  8.238 Palavras (33 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 33

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: CIÊNCIAS SOCIAIS

PROFESSORA: CLÁUDIA BENEDETTI

CIÊNCIAS SOCIAIS - ATPS

Adilcilene Silva- RA 7701657194

Carlos Danielson– RA 439191

Francisco Jordão - RA 7932692087

Juliana Lima – RA 439184

Rosane Veloso – RA 439183

FLORIANO

26 de setembro 2013

SUMÁRIO

1 "A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE" 2

1.1 Cultura, Indivíduo e Sociedade 6

2 O FILME A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO 7

2.1 Mensagem do filme 8

2.2 Conclusão. 8

3 RELATÓRIO PARCIAL: TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE 9

3.1 Interações Sociais Existentes no Cotidiano da Sociedade 9

3.2 Desigualdade Social 10

3.3 No Brasil a desigualdade social é uma das maiores do mundo. 11

3.4 Situações Cotidianas de Exploração do Meio Ambiente 11

3.5 A Reflexão da Exploração do meio Ambiente 12

3.6 Considerações Finais 12

4 DOCUMENTÁRIO “BUMBANDO” - ORIGEM DA CONTABILIDADE. 13

4.1 Podemos resumir a evolução da ciência contábil da seguinte forma: 14

4.2 Os primeiros Sinais que evidenciam a existência da contabilidade na antiguidade 14

5 DOCUMENTÁRIO “ILHA DAS FLORES”. 15

5.1 Considerações Finais 16

6 DOCUMENTÁRIO “PAJERAMA”. 17

6.1 Considerações Finais 18

7 RELATÓRIO FINAL - RESUMO 18

7.1 Introdução 18

7.2 Desenvolvimento 19

7.3 Considerações Finais 22

1 "A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE"

No seu Tratado de Sociologia do Conhecimento intitulado “A Construção Social da Realidade ”(op.cit,pp.124/132), Peter Berger e Thomas Luckmann desenvolvem uma análise dos “processos de legitimação pelos universos simbólicos” que toma por base a intersubjetividade e a biografia individual. Abordam o problema da transmissão a uma nova geração das “objetivações da ordem institucional”, assim tornada histórica. Quer dizer, a legitimação é uma questão de tradição teórica, incluindo as explicações e justificações. O esquema analítico desses autores afirma a precedência do conhecimento sobre os valores, e se aplica a partir da distinção de quatro níveis. Inicialmente, a legitimação “incipiente” acha-se presente “logo que um sistema de objetivações linguísticas da experiência humana é transmitido”.

A singular elaboração da teoria sociológica de Berger e as pistas fundamentais para a afirmação de sua sociologia da religião encontram-se delineadas nos livros de sua primeira fase acadêmica, ou seja, A construção social da realidade. É sobretudo nestes trabalhos que o autor traduz sua concepção do processo dialético fundamental da sociedade. Esta tarefa é vista por ele como típica de uma sociologia do conhecimento. Para Berger, a sociedade é um fenômeno eminentemente dialético, que traduz simultaneamente a dimensão de realidade produzida pelo sujeito, mas que reage continuamente ao seu produtor.Para a elaboração desta reflexão, Berger serve-se de uma “conjunção sutil e original” de Marx, Durkheim e Weber. Os conceitos de auto-produção humana mediante a externalização (ou exteriorização) e da objetivação são tomados do jovem Marx, que proporcionou a aplicação de tais conceitos hegelianos aos fenômenos coletivos. O influxo de Durkheim se fará sentir na sua abordagem da objetividade do mundo institucional. Tal abordagem será, porém, equilibrada com a interação do significado subjetivo da ação. E aqui entra a presença de Weber, mostrando que em toda a objetividade do mundo institucional há a participação da significatividade humana que a introduziu. Com base neste autor, Berger sublinhará que esta objetividade é “produzida e construída pelo homem”. Esta peculiar síntese teórica das abordagens dos clássicos da sociologia, favorece a Berger a manutenção da intenção fundamental dos autores analisados, sem cair, porém, em dois possíveis riscos: a distorção idealista do fenômeno social ou a reificação sociológica. Segundo Berger, “o mundo institucional é a atividade humana objetivada, e isso em cada instituição particular. Noutras palavras, apesar da objetividade que marca o mundo social na experiência humana ele não adquire por isso um status ontológico à parte da atividade humana que o introduziu.O processo dialético da sociedade define-se para Berger em três momentos: externalização, objetivação e internalização.

A primeira etapa, da externalização, indica o processo de “contínua efusão do ser humano sobre o mundo, quer na atividade física quer na atividade mental dos homens”. Trata-se do momento de expressão do ser humano no mundo, de ruptura de seu isolamento mediante o ato da imaginação e da criação. Esta dinâmica de exteriorização corresponde para Berger a uma necessidade antropológica fundamental. O homo sapiens, diferentemente de outros mamíferos superiores, encontra-se permanentemente diante de um mundo aberto, provocado ao desafio contínuo de “tornar-se homem”, desenvolvendo sua personalidade e assimilando a cultura.

A segunda etapa expressa o momento de objetivação do mundo humanamente produzido. Nesta etapa, os produtos exteriorizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.8 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com