CIÊNCIAS SOCIAIS
Dissertações: CIÊNCIAS SOCIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: plens • 25/9/2014 • 2.057 Palavras (9 Páginas) • 189 Visualizações
Pergunta 1
A violência urbana é grande em países em que funcionam mal os mecanismos de controle social, político e jurídico. Países com instituições frágeis e com profundas desigualdades econômicas e países ricos têm sido alvo do aumento da violência.
Analise as afirmativas a seguir:
Fenômeno disseminado em grandes cidades, a violência urbana é determinada por valores culturais, sociais, econômicos, políticos e morais de uma sociedade.
A violência urbana não é uma preocupação exclusivamente brasileira, mas sim uma questão que preocupa tanto os países em desenvolvimento como os desenvolvidos.
O fenômeno da violência urbana está restrito aos grandes centros. Esse problema não é encontrado em pequenos centros urbanos, em todo o país, onde recentemente as manchetes dos jornais mostram diminuição no número de assaltos, homicídios e outros atos de violência, o que tem contribuído para a migração da população para essas áreas.
A solução para o problema da violência urbana envolve não apenas a questão da segurança pública, mas também questões como melhoria do sistema de educação, moradia, oportunidades de emprego, entre outros fatores e requer uma grande mudança nas políticas públicas e na sociedade como um todo.
a.
I e III estão corretas.
b.
II, III e IV estão corretas.
c.
I, II e IV estão corretas.
d.
III e IV estão corretas.
e.
II e IV estão corretas.
0,5 pontos
Pergunta 2
Sobre a globalização, podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através desse processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. Ela existe desde os tempos das Grandes Navegações, século XV, e somente com o advento da comunicação em massa se mostrou mais eficaz, visto que os grandes acontecimentos eram anunciados com mais rapidez e agilidade. Como exemplo, podemos citar alguns: a queda do muro de Berlim em 1989, o fim da Guerra Fria, o fim do socialismo real, o fortalecimento do capitalismo, entre outros. Como consequência dessa globalização houve uma mudança no papel do Estado. A globalização está gerando uma nova divisão internacional em que se encontram os países que fazem parte do processo de globalização e os países que não fazem. A revolução tecnocientífica fez com que o mundo interagisse de forma mais acelerada, a exemplo da invenção do computador e da própria internet, que são ferramentas indispensáveis para a perpetuação da dinâmica do conhecimento. A globalização também é marcada pela expansão mundial das grandes corporações internacionais. A cadeia de fast food McDonald's, por exemplo, possui 30.000 mil lojas em 120 países. Essas corporações exercem um papel decisivo na economia mundial. A crescente concorrência internacional tem obrigado as empresas a cortar custos, com o objetivo de obter preços menores e qualidade alta para os seus produtos. Uma das causas do desemprego é a automação de vários setores, em substituição à mão de obra humana e a previsão é de que esse novo mercado de trabalho dificilmente absorverá os excluídos, uma vez que os empregos exigem um alto grau de qualificação profissional. Dessa forma, o desemprego tende a se concentrar nas camadas com baixa instrução escolar e pouca qualificação, porém pode-se ser revertido pela receita simples do comprometimento com a evolução, abertura de novos cursos, atualização constante, visando à qualificação. Portanto, a globalização é um fenômeno contemporâneo que permite sua análise sob diversos ângulos. Sua característica fundamental é afetar tanto empresas, quanto indivíduos e movimentos sociais.
Diante do texto anterior, assinale a única alternativa que define com maior precisão o processo em curso:
a.
A globalização é um fato presente apenas no plano financeiro, através do intercâmbio de capitais entre vários países, reduzindo as fronteiras geográficas.
b.
A globalização é um fato presente nos planos econômico, político e cultural, através do intercâmbio de mercadorias, capitais, informações e ideias entre vários países reduzindo as fronteiras geográficas.
c.
A globalização é um fato presente apenas no plano cultural, através do intercâmbio de ideias entre vários países, reduzindo as fronteiras geográficas.
d.
A globalização é um fato presente apenas no plano econômico, através do intercâmbio de mercadorias entre vários países, reduzindo as fronteiras geográficas.
e.
A globalização é um fato presente apenas no plano político, através do intercâmbio de informações entre vários países, reduzindo as fronteiras geográficas.
0,5 pontos
Pergunta 3
Quanto ao processo de precarização do trabalho, pode-se destacar, entre as ocupações não organizadas, a crescente quantidade de trabalhadores temporários, de meio período, freelancers, autônomos, internautas que se utilizam de meios eletrônicos (e-mails), contratados diversos e representantes independentes, além daquelas ocupações com ganhos flutuantes atrelados aos índices de desempenho, enterrando de vez a ideia de um futuro previsível assentado no emprego estável.
Antunes (2002) considera que a precarização do trabalho levou a mutações em que poucos se especializaram e muitos ficaram sem qualificação suficiente
...