CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO
Seminário: CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Anamartini • 30/9/2013 • Seminário • 558 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO
Administração tem sua origem do latim que significa desenvolver uma função sob o comando de outro, prestar um serviço a outro.
Seu processo é alcançar objetivos pelo trabalho com e por intermédio de pessoas, e outros recursos organizacionais.
Sendo um processo cíclico e repetitivo de decisões e ações, é um sistema de inúmeras variáveis que convergem para o alcance final de resultados.
O administrador precisa reunir diferentes recursos e competências para transformá-los em resultados concretos.
Cada autor tem uma visão particular sobre administração, mas as principais características relatadas que uma organização busca são: capacidade de identificar prioridades, capacidade de delegar funções, habilidade para identificar oportunidades, capacidade de comunicação, redação e criatividade, capacidade de trabalho em equipe, facilidade de relacionamento, domínio de métodos e técnicas de trabalho, capacidade de adaptar-se a normas e procedimentos, capacidade de estabelecer e consolidar relações e capacidade de subordinar-se e obeceder a autoridades.
Porém tais características não são fáceis de desenvolver e nem tão pouco de sustentar, o bom administrador deve saber vencer tais desafios para mostrar sua capacidade, manter e crescer em suas habilidades.
CONCEITO ATUAL DE ADMINISTRAÇÁO
Nos dias atuais a administração ultrapassa fronteiras de países e organizações, não restringe aos limites nacionais, caminhando cada vez mais para ser uma ciência universal, porem ela não é necessária somente para administradores, abrangendo também o conhecimento humano e cientifico. Por exemplo: o desenvolvimento de um país ou organização passa necessariamente pela administração aumentando a qualidade de vida das pessoas e permitindo a transformação de invenções cientificas em produtos e serviços disponíveis para a maioria da população contribuindo também paranossa vida cotidiana.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO TGA (Teoria Geral da Administração)
O grande precursor das teorias da administração foi Taylor no começo do século XX, provocando uma revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial da época.
Suas principais características eram: dar ênfase nas tarefas que baseava-se na divisões do trabalho e especialização do operário, na padronização, incentivos salarias e prêmios por produção. Dar ênfase na estrutura organizacional que busca no planejamento e na organização de órgãos e cargos que compõem a empresa (Meirelles, 2003).
Os autores clássicos baseavam–se em leis ou em princípios universais aplicáveis a todas as situações enfrentadas pelos administradores. Fayol dava ênfase em prever, organizar, comandar e controlar, enquanto Gulick, Dale e Newman davam ênfase em planejar, organizar, dirigir e controlar.
Fayol listou cerca de quatorze princípios gerais das administrações, os mais conhecidos são:
• Divisão do trabalho: na designação de tarefas especificas para cada um dos órgãos da organização;
• Autoridade e responsabilidade:
...