CONCEITO DE CULTURA
Seminário: CONCEITO DE CULTURA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: YaraS • 24/3/2014 • Seminário • 834 Palavras (4 Páginas) • 417 Visualizações
INTRODUÇÃO
Dentro os vários processos em que ocorre com o ser humano, a contínua aquisição de novas maneiras de agir, pensar, se comportar é um dos mais importantes.
Hábitos e costumes vão se consolidando ao longo do tempo e que se interiorizam de tal modo no indivíduo que ele considera tais comportamentos “naturais”, passando de geração em geração.
O não é indicado para algo negativo, feio, errado. E o sim para algo positivo, belo, certo.
São julgamentos considerados absolutamente normais por qualquer membro da cultura brasileira.
Com o incremento do processo de globalização facilitado pelo avanço das telecomunicações, aumentam os contatos interculturais, relevando- se cada vez mais uma enorme e diversa variedade cultural, hábitos e costumes muito diferentes e muitas vezes opostos em seus julgamentos, relevando a relatividade da cultura. Ao mesmo tempo, vão se consolidando valores universais, aqueles que serão importantes e fundamentais para todas as culturas.
CONCEITO DE CULTURA
Cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade.
Consiste na soma total de ideias, reações emocionais condicionadas a padrões de comportamento habitual que seus membros adquiriram por meio da instrução ou imitação e de que todos, em maior ou menor grau, participam.
Comportamento cultivado, ou seja, a totalidade da experiência adquirida e acumulada pelo homem e transmitida socialmente, ou, ainda, o comportamento adquirido por aprendizado social.
Conceito de cultura varia no tempo, no espaço e em sua essência. Uns consideram a cultura como ideias. Outros, ela consiste em abstrações do comportamento. Outros a definem como comportamento aprendido. E outros englobam no conceito de cultura os elementos materiais e não materiais da cultura.
De modo geral, a cultura se constitui dos seguintes elementos: conhecimentos, crenças, valores, normas e símbolos.
CONHECIMENTOS: Todas as culturas, sejam simples ou complexas, possuem grande quantidade de conhecimentos que são cuidadosamente transmitidos de geração em geração.
Os conhecimentos, geralmente, são práticos. Sobre o meio ambiente, por exemplo, os indivíduos aprendem principalmente aquilo que lhes permite a sobrevivência, ou seja, obtenção de alimentos, construções de abrigos ou habitações, meio de transporte, proteção contra as intempéries, contra os animais ferozes etc.
O conhecimento engloba também aspectos referentes à organização social, à estrutura do parentesco, aos usos e costumes, às crenças, às técnicas de trabalho etc.
CRENÇAS: Crença é a aceitação como verdadeira de uma proposição comprovada ou não cientificamente. Consiste em uma atitude mental do indivíduo, que serve de base à ação voluntária. Embora intelectual, possui conotação emocional.
VALORES: O termo valor, de modo geral, é empregado para indicar objetos e situações consideradas boas, desejáveis, apropriadas, importantes, ou seja, para indicar riqueza, prestígio, poder, crenças, instituições, objetos materiais etc. Além de expressar sentimentos, o valor incentiva e orienta o comportamento humano.
Os valores variam de acordo com a maior ou menor importância que os membros de uma sociedade lhes atribuem. Sendo um estado mental, uma realidade psicológica, o valor não pode ser medido pelos meios até agora descobertos, uma vez que sua realidade se encontra na mente humana. Todavia, pode ser reconhecida sua existência,
...