CONTROVERSIAS DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Trabalho acadêmico: CONTROVERSIAS DE CIÊNCIAS SOCIAIS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 241182Silvania • 5/9/2014 • Trabalho acadêmico • 2.386 Palavras (10 Páginas) • 219 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
DANIELE MIRANDA DE CARVALHO RA -372001
LUIS CARLOS DOS SANTOS RA - 381876
DENISE DOURADO OLIVEIRA DA SILVA - 400928
SILVÂNIA VENÂNCIO SALVADOR CONCEIÇÃO RA - 375492
SILVERIO MOREIRA DE JESUS RA - 380203
TÍTULO – ATPS DE CIÊNCIAS SOCIAIS
TUTOR PRESENCIAL: CLARISA CERBINO
LAURO DE FREITAS
2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
DANIELE MIRANDA DE CARVALHO RA - 372001
LUIS CARLOS DOS SANTOS RA - 381876
DENISE DOURADO OLIVEIRA DA SILVA - 400928
SILVÂNIA VENÂNCIO SALVADOR CONCEIÇÃO RA - 375492
SILVERIO MOREIRA DE JESUS RA - 380203
ATPS DE CIÊNCIAS SOCIAIS
TUTOR PRESENCIAL: CLARISA CERBINO
Trabalho acadêmico da disciplina ciências social. Com o objetivo de abordar conceitos básicos, aspectos sociais, políticos, históricos e culturais das ciências sociais.
LAURO DE FREITAS-BA
2012
RESUMO
Este presente trabalho contém conceitos básicos em relação às ciências sócias, como igualmente aspectos históricos, políticos, culturais e sociais da mesma. São apresentadas também questões de desigualdade social e exploração do meio ambiente.
PALAVRAS CHAVE- CIÊNCIAS SOCIAIS-DESIGUALDADE SOCIAL
ABSTRACT
This present work contains basic concepts regarding science partners, as also the historical, political, cultural and social aspects of it. Also presented are issues of social inequality and exploitation of the environment.
KEYWORDS-SOCIAL SCIENCES-SOCIAL INEQUALITY
SUMÁRIO
1. Introdução .........................................................................................................1
2. Etapa 1..............................................................................................................2
3. Etapa 2..............................................................................................................4
4. Etapa 3..............................................................................................................5
5. Etapa 4..............................................................................................................6
6. Conclusão ........................................................................................................7
7. Referências bibliográficas ................................................................................8
INTRODUÇÃO
Este presente trabalho aborda várias questões em relação a ciências sociais. Dentre elas são apresentados os conceitos de cultura, indivíduo. Conceitos esses de grande relevância para o estudo de várias questões sociais e fatos sociais ocorridos na sociedade.
Assim também são apresentadas situações fílmicas que representam o total descaso com o trabalhador em tempos atrás. A falta de uma boa remuneração aos funcionários é um tema abordado, como igualmente a falta de preocupação com a saúde dos mesmos e em contra partida a resistência dos trabalhadores em relação a todo esse cenário de total desatenção para com eles.
Essa abordagem da situação vivida pelos trabalhadores feita nesse trabalho possui o intuito de demonstrar as dificuldades e o sofrimento passado por essa classe, assim também a falta de valorização por parte dos patrões para com essa classe, gerando muitos conflitos e sentimentos de raiva nos trabalhadores.
Outro assunto abordado no desenvolvimento desse trabalho e não menos importante é a desigualdade social. Onde por meio de histórias de vidas são retratadas situações de desprezo do governo para com uma parte da população. Com isso são apresentadas também, situações rotineiras feitas por essa parte da sociedade, como se alimentar dos restos de alimentos e materiais orgânicos que não servem nem mesmo para satisfazer a fome de porcos.
Essa realidade sub-humana mostra a irresponsabilidade do governo para com essas pessoas, pois as condições de vida são de total precariedade e dificuldades anormais passadas por elas. A falta de um saneamento básico presente na região onde residem esses indivíduos mostra também outras complicações passadas por eles.
É abordada também nesse presente material uma apresentação sobre o descuido para coma natureza. Com o desenvolvimento populacional e econômico a natureza vem sendo cada vez mais devastada e explorada de forma inadequada e inconsciente. Gerando assim vários problemas sócio-ambientais.
ETAPA 1
Cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. No senso comum, cultura adquire diversos significados: grande conhecimento de determinado assunto, arte, ciência, “fulano de tal tem cultura”. Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquiridos a partir do convívio social.
Só o homem possui cultura, seja na sociedade
...